TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática e Educação em Ambientes não Escolares.

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA UNIDERP – CAMPINAS 01[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

Cleiciane Pereira da Silva – RA 8742130764

Edirene Ramos – RA 8738119919

Eunice Dias – RA 8983206853

Rogeria Vicente Barboza – RA 8380868157

Tatiane Grazia Artioli – RA 9140282307

Desafio Profissional: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática e Educação em Ambientes não Escolares.

Nome do Tutor(a) à Distância (EAD): Tania Mara Cazado Felix

CAMPINAS / SP

2017


ANHANGUERA UNIDERP – CAMPINAS 01[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

Cleiciane Pereira da Silva – RA 8742130764

Edirene Ramos – RA 8738119919

Eunice Dias – RA 8983206853

Rogeria Vicente Barboza – RA 8380868157

Tatiane Grazia Artioli – RA 9140282307

Desafio Profissional: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática e Educação em Ambientes não Escolares.

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina (Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática e Educação em Ambientes não Escolares) no Trabalho para a obtenção de nota do desafio profissional.

CAMPINAS / SP

2017


SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................. 03 

Elaborar um projeto estabelecendo como a Estação Sensações e Descobertas.............................................................................................................. 04

Organizar e selecionar os conteúdos que serão trabalhados nesta Estação Sensações e Descobertas......................................................................................... 05

Horário das atividades que serão desenvolvidas na Estação Sensações e Descobertas.............................................................................................................. 07

Avaliação com resultados obtidos com a Estação Sensações e Descobertas.............................................................................................................. 08

Considerações Finais................................................................................................ 10

Referências Bibliográficas........................................................................................  12

INTRODUÇÃO

 Para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. A união e o estímulo desses sentidos facilitam o processo de aprendizagem do educando, pois o conhecimento do mundo chega por meio desses sentidos, sendo captado por células sensoriais e, posteriormente, interpretado pelo cérebro. Dessa forma, o corpo se estabelece como o principal instrumento de aprendizagem.

O uso de atividades práticas de caráter lúdico estimula o interesse e o envolvimento pela aprendizagem, os jogos e as atividades práticas podem ser encarados como simples brincadeiras pelas crianças; mas, no ensino, possuem uma proporção muito maior: levam a uma percepção cognitiva e assim a aprendizagem; como por exemplo: A Inclusão.

Determinadas pesquisas com deficientes, voltadas ao ensino de Matemática e Ciências (Física, Química e Biologia) mostram características, peculiaridades e critérios para se desenvolver uma situação de ensino-aprendizagem adequada às necessidades do deficiente.

A utilização de ambientes extra-escolares com a finalidade de desenvolver aprendizados é uma prática pouco explorada como estratégia de ensino-aprendizagem na educação formal. Para que se alcance resultados significativos, em termos de aprendizagem, é necessário uma boa compreensão das funções, do funcionamento e das potencialidades, dos diferentes espaços não-formais para a educação formal.


ELABORAR UM PROJETO ESTABELECENDO COMO A ESTAÇÃO SENSAÇÕES E DESCOBERTAS

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelece com outras pessoas e com o meio em que vivem. As memórias são criadas a partir de atividades rotineiras. Mas, o aprender não é somente memorizar informações, para tal é preciso saber relacioná-las e refletir sobre elas.

A escola escolhida é Passinho Doce.

1 - Nome da Escola (fictícia) : Escola Passinho Doce

2- Turma: 2ª B

3 – Professora: Celina

4- Ação: Inclusão

5- Conteúdos: Cinco Sentidos

6 – Disciplinas: Ciências e Matemática

7 – Encaminhamento Metodológico: Jardim Sensorial

8 – Recursos: Materiais naturais, brincadeiras lúdicas, conhecendo o corpo humano, sabores, texturas e formas.

9 – Avaliação: Pontos Positivos e Pontos Negativos


ORGANIZAR E SELECIONAR OS CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS NESTA ESTAÇÃO SENSAÇÕES E DESCOBERTAS

O objetivo deste trabalho é orientar os alunos na percepção da importância dos órgãos dos sentidos, dos problemas que a falta de um deles pode ocasionar e no aspecto de prevenção a alguns perigos e na manutenção do bem estar na qualidade de vida.

Os objetivos específicos são:

  • Estimular o autoconhecimento;
  • Incentivá-los a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
  • Identificar os órgãos sensoriais;
  • Conscientizar e promover a boa higiene;
  • Estimular a exploração do meio a sua volta analisando todos os aspectos positivos e negativos através dos órgãos dos sentidos.
  • A Inclusão: Deficiente visual ( AS DIFERENÇAS).

As atividades que serão desenvolvidas envolvendo os cincos sentidos com a ciência e a matemática:

- Olfato-Carlos e o seu nariz machucado: conhecendo e identificando os odores da nossa casa, como atividade foi  trabalhado a importância da higiene pessoal e do meio assim como no aspecto de prevenção dos perigos que a nossa casa pode oferecer quando a criança não esta auxiliada pelo adulto:

- Visão-Carlos tem Glaucoma Congênito: os lugares que Carlos freqüenta como supermercado, zoológico e cinema, a atividade realizada foi com os rótulos principalmente de todos os odores trabalhados na semana do olfato  com essa atividade foi montado na sala de estimulação um mini supermercado que hoje é um dos cantinhos da rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com