TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do Jogo: Jogo de Dado

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição do Jogo: Jogo de Dado

Dimensão Conceitual: Uma lenda afirma que os dados como hoje os conhecemos, seriam invenção do grego PALAMEDES, que os inventou durante o cerco a cidade de Tróia, juntamente com um jogo de tabuleiro, que seria antepassado do xadrez e outros jogos. Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.

Material utilizado: Dado, palitos de fósforo ou picolé e folha de papel.  

Nº de participantes: indefinido

N° de aula: duas aulas.

Quem pratica: todos.

Local: sala de aula ou pátio da escola.

O que desenvolve: concentração, observação, velocidade de movimento e memorização.

Dimensão Procedimental: Utilizando um dado com numerais 1,2,3. (Em cada duas faces) a criança vai jogar o dado e o número que for sorteado a criança deverá colar palitos de fósforo ou picolé correspondente em uma folha de papel. Cada criança deverá jogar o dado 3 vezes.

Dimensão Atitudinal: Neste jogo as crianças colaboram ente si e estabelecem relações espaciais e identificam sequência numérica e correspondência e quantidade numérica e assim, desenvolvem a observação e a memorização podendo desenvolver conteúdos de outras áreas se a proposta for mais ampla. Como também, requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos. Segundo Vygotsky, as funções psicológicas humanas como atenção, a memorização e a abstração desenvolvem nas interações sociais. Se houver alguma criança com deficiência visual, tem como incluí-la com o desenvolvimento de trabalho em equipe, a comunicação. Assim, os alunos terão maior aproveitamento na disciplina, relação aluno-professor e aluno-disciplina tornando receptivo para uma nova aprendizagem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (160.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com