TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos, jogos e resolução de problemas

Seminário: Jogos, jogos e resolução de problemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO CAPÍTULO 3

Jogos, brincadeiras e resolução de problemas

Atualmente há diversos tipos de matérias a disposição, por isso é preciso ter conhecimento dos objetivos das aulas, para definir adequadamente que material será utilizado.

Apartir do planejamento das aulas é essencial estabelecer relação entre os materiais e o objetivo.

Os jogos e brincadeiras podem ajudar na interação de alunos entre alunos, alunos e professor. Estimulam a cooperação, contribuem para o processo continuo de descentração, auxiliando na superação do egocentrismo infantil ao mesmo tempo em que ajudam na formação de conceitos. Isso significa que elas atuam no campo cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal. Eles permitem integrar as representações sociais adquiridas pela observação da realidade e dos percursos percorridos no jogo. Podemos afirmar que os jogos auxiliam a aprender e pensar e a pensar sobre o espaço em que se vive.

A importância de se trabalhar deste modo didático de educação geográfica e grande, auxiliando o desenvolvimento intelectual do aluno que, aprendendo melhor vivencia as atividades e é colocado em situações de desafio, organizando esquemas e raciocinando sobre o conteúdo abordado.

Ao utilizar esses tipos de atividade possibilita a inclusão dos alunos com dificuldade de aprendizagem, pois eles terão de pensar, analisar e relacionar as possibilidades de ação e criação de estratégias, o que contribui para melhorar o raciocínio. Mas exige que o professor organize os materiais, defina seus objetivos e planeje as aulas, o que necessita ter capacidade de gestão de aula, fazendo uma analise prévia e ter um conhecimento sobre o aluno, dos percursos didáticos e do modo como os conteúdos serão explorados.

Os jogos e brincadeiras são situações que estimulam a tomar decisões e a cooperar com os demais jogadores.

A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, até mesmo na brincadeira solitária a criança, pelo faz de conta, imagina que esta conversando com alguém ou com seus próprios brinquedos. Os aspectos simbólicos de sociabilidade, linguagem e cognição também são estimuladas na brincadeira.

O jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com