TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Específica

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

APS Didática Específica

Educação Física

Andréia Alves Siqueira RA: B34891 7

Bruno Santos de Oliveira RA: B37FFH-2

Daniele Pereira da Silva RA: B57116-0

Gilberto André dos Santos RA: B4983C-0

Juliana Marcela Pereira Sobrinho RA: B3193C-9

        Didática Específica

Didática Específica é fundamental para a formação pedagógica do professor na construção de sua identidade; analisar as diferentes tendências pedagógicas da educação e da educação física escolar; compreender o papel da educação física na legislação brasileira; perceber o papel do professor como agente de transformação social; propiciar momentos de reflexão sobre o processo de ensino- aprendizagem para entender a importância do ato de planejar na prática docente; distinguir os níveis do planejamento educacional e as possibilidades de atuação do educador; compreender os diferentes níveis do planejamento educacional e saber a relação que deve existir entre eles; analisar as etapas do planejamento de ensino e as responsabilidades inerentes ao professor; identificar a importância da educação física no contexto escolar; saber propiciar o desenvolvimento integral dos alunos no processo de ensino-aprendizagem; diferenciar o planejamento de ensino do planejamento de aula; saber elaborar diferentes planejamentos de acordo com as tendências pedagógicas da educação física escolar.

Cada estado ou município brasileiro tem autonomia – desde que respeite o plano nacional de educação e as orientações gerais expressas na LDBEN – para definir suas diretrizes educacionais. O que é extremamente adequado para a nossa realidade, pois o Brasil é um país muito grande, em que cada região apresenta uma variedade e peculiaridade local. Assim, cada um desses estados ou municípios pode baixar normas complementares para seus sistemas de ensino.

A presença do professor de educação física na elaboração da proposta pedagógica da escola é fundamental. O professor de educação física deve buscar, a todo custo, uma integração com o trabalho desenvolvido na escola, colocando o seu componente curricular no mesmo patamar de seriedade e compromisso com a formação do educando.

Na elaboração do planejamento da escola, devem ser consideradas as diretrizes educacionais apresentadas no planejamento do sistema de educação. E o professor, consequentemente, também precisa considerar as diretrizes da proposta pedagógica da escola na elaboração do seu planejamento de ensino.

Modelo pedagógico e epistemológico:

Fernando Becker: Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não-Diretiva e Pedagogia Relacional.

Fernando Becker (2001) desenvolveu a ideia de modelos pedagógicos e modelos epistemológicos para explicar os pressupostos pelos quais cada professor atua. Apresenta, então, três modelos: Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não-Diretiva e Pedagogia Relacional.

Pedagogia Diretiva

Na Pedagogia Diretiva o professor acredita que o conhecimento é transmitido para o aluno. Este por sua vez, não tem nenhum saber, não o tinha no nascimento e não o tem a cada novo conteúdo. O professor, com essa prática, fundamenta-se numa epistemologia pela qual o sujeito é o elemento conhecedor, totalmente determinado pelo mundo do objeto ou pelos meios físicos e sociais.

O professor representa esse mundo na sala de aula, entendendo que somente ele, o professor, é o detentor do saber e pode produzir algum conhecimento novo ao aluno. Cabe ao aluno ouvir, prestar atenção, permanecer quieto e em silêncio e repetir, quantas vezes forem necessárias, escrevendo, lendo, até aderir ao que o professor deu como conteúdo.

Traduzindo o modelo epistemológico em modelo pedagógico

Assim, o professor ensina e o aluno aprende. Nesse modelo, nada de novo acontece na sala de aula, e se caracteriza por ser reprodução de ideologia e repetição.

Pedagogia Não-Diretiva

O professor torna-se um facilitador da aprendizagem, um auxiliar do aluno. O educando já traz um saber e é preciso apenas organizá-lo ou recheá-lo de conteúdo. O professor deve interagir o mínimo possível, pois acredita que o aluno aprende por si mesmo. A epistemologia que fundamenta essa postura pedagógica é apriorista:

Apriorismo vem de o priori, o que significa que aquilo que é posto antes vem como condição do que vem depois. Essa epistemologia sustenta a idéia de que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, bastando o mínimo de interferência do meio físico ou social para o seu desenvolvimento.

Segundo Becker (2001), o professor que segue essa epistemologia apriorista renuncia àquilo que seria a característica fundamental da ação docente: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.

Pedagogia Relacional

O professor admite que tudo que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para construir novos conhecimentos. Para esse professor, o aluno tem uma história de conhecimento percorrida e é capaz de aprender sempre. A disciplina rígida e a postura autoritária do professor são superadas através da construção de uma disciplina intelectual e regras de convivência que permitam criar um ambiente favorável à aprendizagem.

O professor acredita que o aluno aprenderá novos conhecimentos se ele agir e problematizar sua ação. Para que isso aconteça, torna-se necessário que o aluno aja (assimilação) sobre o material que o professor traz para a sala de aula e considera significativo para sua que o aluno responda para si mesmo às perturbações (acomodação) provocadas pela assimilação do material.

O sujeito constrói seu conhecimento nas dimensões do conteúdo e da forma ou estrutura como condição prévia de assimilação. Nessa tendência, o professor além de ensinar, passa a aprender e o aluno, além de aprender, passa a ensinar.

Emperismo: Se resume basicamente em sujeito, objeto e não sujeito.

  • Sujeito é o conhecedor, por exemplo, o educador;
  • Objeto: todo o lado que o sujeito não é, por exemplo, o aluno.
  • Não sujeito O mundo onde ele esta mergulhado físico e social.

O professor considera o não sujeito como uma tabula rasa (folha de papel em branco), uma pessoa sem conhecimento.

Por tanto o imperismo entra nessa questão pois diz que o aluno consegue assimilar  melhor conhecimento através do convívio social e afetivo. Como diz Popper (1991) não há nada no nosso intelecto que não tenha entrado la através dos nossos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (358.5 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com