TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Programa de Sáude e Socorros Urgentes

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

A VIII Conferência Nacional de Saúde (CNS) se tornou um marco para o sistema de saúde brasileiro. Após leitura do material proposto e consulta em outras fontes de informações confiáveis, elabore uma redação de 2 laudas (páginas) a respeito da importância da VIII CNS para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sistema Único de Saúde (SUS), teve como ponto alto para sua criação a VIII CNS realizada em 1986 e tinha como objetivo definido a discursão de uma nova politica publica de saúde com uma nova forma mais incisiva e eficiente de conduzir, traçar e exercer a saúde publica no Brasil.

A VIII CNS contou com um grande numero de pessoas entre profissionais, agentes da área de saúde, políticos, sindicatos e entidades da sociedade civil, com no mínimo conhecimento no assunto da saúde publica, como também uma boa parte de pessoas da sociedade leigas no assunto, mas certas das necessidades de uma grande mudança nos rumos da saúde publica e serviços de saúde naquela época. Essa união se deu também através de um conjunto de necessidades sanitárias de respostas, diretrizes, medidas emergenciais com procedimentos e estudos em longo prazo visando antecipar trabalhos voltados a esse tema antes de se tornar um problema maior, e com isso proporcionou a reforma sanitária que deu força à mesma justamente pela promulgação da Constituição Federal de 1988.

Era de grande necessidade e importância já que o conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social, dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas. A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Um dos direitos fundamentais de todos é estar bem e no melhor da sua saúde, sem distinção de raça, religião, politica ou condição econômica ou social. A saúde de todos é essencial para o cumprimento desses direitos, assim sendo o sistema nacional de saúde, por sua vez, teria que estar atendo a questão da desigualdade social e devendo estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social do país, adaptando e trazendo os cuidados primários de saúde, nutrição, saneamento básico, cuidados materno-infantis, planejamento familiar, imunizações, prevenção e controle de doenças endêmicas, condições de alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer e acesso aos serviços de saúde e de outros frequentes agravos à saúde.

Independente da classe social, para que cumpra esse déficit dos cuidados primários de saúde seguindo as ideias trabalhos e estudos baseados nas necessidades sanitárias reais da população, foi elaborado o relatório final da conferência, passando a saúde a ser definida como resultado sob uma forma de organização da produção na sociedade, excluindo assim a desigualdades nela existentes.

A luta com a participação conjunta da sociedade civil, profissionais, agentes da área de saúde, políticos, sindicatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com