TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Esportes Coletivos professora Victoria Silva Midlej Ribeiro

Por:   •  17/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

ROBSON CABRAL DE ALMEIDA

Atividade De Portfólio-1

Atividade de Portfólio 6ª da Disciplina de Esportes Coletivos professora Victoria Silva Midlej Ribeiro.

São Paulo

2016


1-Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influencia de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

O futebol não foi simplesmente inventado como basquetebol ou voleibol, ele é uma evolução de inúmeros jogos com bola, praticados por diversos povos e em diferentes épocas.  Na china antiga  praticava-se tsutchu, golpe na bola com os pés onde era feito malabarismo com a bola. No Japão antigo surgiu o Kemari, um jogo ritualístico onde o objetivo era apurar a técnica de dominar a bola com os pés e não contar pontos. Na Grécia, no século 1 a.C onde se praticava o epyskiros. Na Itália local onde se praticava o harpastum.Inspirado no jogo grego onde era utilizado uma bola de couro e esse couro envolvia uma bexiga de boi cheia de ar e o campo retangular . Essa bola utilizada na época era parecida com a atual. No século 12 surgiu um jogo com bola chamado de Ludus pilae.Um jogo bruto onde aproximadamente 500 pessoas de cada lado disputavam uma bola, com o objetivo de ultrapassar a linha de meta adversária.

O acabou de ser proibido na Inglaterra pelo rei Eduardo II em 1314, porém na Itália  as praticas com bolas não sofreram  perseguições . Os Italianos estavam praticando o jogo  com regras de um jogo com bola,eram 27 jogadores, com jogadores na zaga, meio  e ataque. O futebol moderno começou a ser criado em 1848 na Universidade de Cambridge onde houve uma reunião onde ficou decidido que somente os goleiros poderiam utilizar as mãos. As regras não foram  aceitas por todas as escolas.  Outra reunião 15 anos mais tarde foi abolida a violência e jogo com as mãos. Não houve um consenso sobre regras e foi realizada uma votação vencendo as regras de Cambridge. Os perdedores dessa votação abandonaram o futebol e desenvolveram o rúgbi. O primeiro torneio de futebol foi em 1871 e uma disputa de clubes e o primeiro amistoso internacional foi em 1872 entre Inglaterra e Escócia 0x0.

2-Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

Há um consenso que o futebol chegou pelas mãos de Charles Miller. Em São Paulo era praticado um jogo com bola onde causava agrupamento  de vadios  e desordeiros.

Um sacerdote incentivava os alunos de um colega de Itú a chutarem um balão de couro contra os muros do colégio, mas isso não se referia a futebol e sim com um jogo de bolas. Charles Miller era um brasileiro com descendência inglesa voltou da Inglaterra com uma bola e alguns uniformes sendo um grande incentivador do esporte na capital paulista. O futebol praticado por jovens da classe  econômica do Rio de Janeiro e São Paulo. Alguns times de São Paulo foram fundados e assim  também do Rio de Janeiro.

Nas arquibancadas os homens se vestiam de ternos, chapéus e traziam bengalas; as mulheres usavam vestidos logos com manga até os punhos, acompanhadas de sombrinhas. Pessoas de classes sociais mais baixas não podiam freqüentar os mesmos espaços que as pessoas de sociais mais abastadas sendo assim foi criado as gerais que eram os espaços destinados aos pobres. Os Donos de fabricas tinham grande interesse em financiar equipes de futebol e também os clubes ligados aos operários. Os Empresários não demoram a perceber que o futebol praticado pelos operários poderia funcionar como um grande veiculo de publicidade.

O sindicato na época estava preocupado, pois acreditavam que a prática do futebol pudesse prejudicar a luta e a organização dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. O esporte foi muito bem aceito tanto pelos empresários e pela população da mais rica até a mais pobre quebrando algumas barreiras de desigualdade e inclusão com o passar do tempo.

3-No início da prática do futebol do Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta?Há alguma relação com o futebol atual? Explique suas respostas com base nos seus estudos.  

No final do século 19 e inicio do século 20 o futebol já acumulava praticantes jovens da elite econômica. O esporte começou a se propagar na classe rica. Existia racismo na época e o futebol foi umas das poucas oportunidades para que essas pessoas pudessem encontrar um lugar na sociedade. Atletas de cor eram proibidos de ser registrados na liga metropolitana de Sports Atheticos  e então os mesmos fundaram a liga suburbana. Nos anos de 1930 e 1940 dois negros eram os mais bem pagos na época, porém desvalorizados intelectualmente. O presidente brasileiro Epitácio Pessoa impediu negros que disputassem o campeonato sul-americano pelo fato que em caso de derrota os brancos culpassem os negros. Aconteceu no final da copa de 1950 com o goleiro Barbosa, Juvenal e Bigode ambos negros foram responsabilizados pela derrota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com