TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO – EM UM ANO E MEIO

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DA 4ª SEMANA DA DISCIPLINA ANATOMIA

RICARDO WESTRUPP, R.A. 1180229

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO – EM UM ANO E MEIO

Pelotas  -  RS

2015


O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?
R: A posição anatômica é uma posição de referência, na qual o corpo está em posição ortostática (bípede) com os membros superiores totalmente estendidos ao lado do tronco, com as palmas das mãos voltadas para frente, a cabeça e os pés também voltados a frente, e os olhos sempre ao horizonte. Esta posição é importante para facilitar os estudos tanto dos movimentos corporais quanto para músculos, articulações e etc. Sendo assim temos um padrão para estudos.

2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?
R: Os movimentos de extensão e flexão, adução e abdução, movimento de rotação (medial e lateral), pronação e supinação. Eu diria que esses acima são os principais, mas também existem os movimentos de retrusão e protusão, retroversão e anteroversão e inversão e eversão.

3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
R: O ombro é multiarticular e possui três articulações, esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral. Como o ombro se movimenta em torno de três eixos, é chamada de tri axial. Movimentos feitos pelo ombro são, flexão e extensão, adução e abdução, e também rotação.
Cotovelo é multiarticular e composto por três articulações, úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal. Já o cotovelo é mono axial, por se movimentar em torno de apenas um eixo, assim conseguindo apenas a flexão e extensão.
O punho é bi axial e biarticular, pois se movimenta sobre dois eixos. Realiza os movimentos de extensão e flexão, e abdução e adução. O punho é composto pelas articulações  rádio-ulnar distal e rádio-cárpica.

4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.
R: O manguito rotador é formado pelos seguintes músculos; supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Esses músculos além de proteger uma parte da cabeça do úmero, simulando um bracelete, são os estabilizadores do úmero no ombro e garantem o movimento correto do braço. Lesões nessa região são extremamente dolorosas e muito freqüentes.

5) O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplo.
R: Músculo biarticular é aquele que atravessa várias articulações e criam uma cinética nessas articulações, um exemplo poderia ser o reto femoral que faz a extensão do joelho e flexão do quadril.  O músculo monoarticular atravessa apenas uma articulação, como o bíceps e o tríceps, que respectivamente, faz a flexão do antebraço
e a extensão do antebraço.
6) O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.
R: Músculo agonista é aquele que executa uma certa ação, como a flexão do antebraço é feita pelo bíceps e a extensão do antebraço pelo tríceps. Antagonista é o músculo que realiza a ação contrária á desejada, nos casos anteriores da flexão e da extensão do antebraço, no primeiro momento o antagonista é o tríceps e no segundo momento o bíceps.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (239.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com