TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

Por:   •  19/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE EXTRA, em substituição a aula presencial

Questões referentes á Unidade 1 de Estudos

1) Com suas palavras, comente de que forma foi tratada a deficiência em alguns momentos históricos e como ela é abordada na atualidade.

No início das civilizações, a deficiência física/mental foi vista de forma negativa pela maior parte das sociedades, como infortúnio, má sorte e alguém que a portava não era útil para as atividades gerais para a sociedade e visivelmente agressiva inoportuna àqueles que cultuavam a força e a beleza física.

Civilizações/Sociedades antigas e (ainda hoje), tratavam as PCD´s como mau presságio ou algo maligno, sendo ainda, estigmatizados, maltratados e até mortos, por esta condição.

Até aqui, as PCD´s foram tratadas como excluídas da sociedade.

Por influência do Cristianismo, as PCD´s passaram a ser tratadas como Filhos de Deus, o que lhes permitiu serem superficialmente aceitos e tolerados sob o aval da Igreja.

A partir do século 14, a Renascença direcionou o entendimento da sociedade sobre o respeito ao ser humano com deficiências em paralelo ao sucesso das pesquisas no campo da reabilitação física e também porque, grandes personalidades com destaque na sociedade, eram portadoras de algum tipo de deficiência, evidenciando a capacidade intrínseca e valorizando ainda mais estas pessoas.

Já no início do século 18, surgem as primeiras Instituições para abrigar as pessoas com deficiências e, as pesquisas desenvolvidas no início do século 19 por 3 dos grandes estudiosos sobre o assunto (Jean Marc Itard, Edward Seguim e Maria Montessori), foram a base para a educação e fomento para as Instituições que viriam em seguida e foi a partir de então, que as PCD´s começaram a obter relevância e atenção da sociedade, ainda que marginalizados e segregados.

No Brasil, a primeira Instituição de atendimento aos deficientes foi criada em 1854, surgindo outras a partir dos anos 40, com o Governo Federal assumindo o atendimento educacional das PCD´s a partir dos anos 50, criando campanhas e assumindo a responsabilidade por estas pessoas, com a criação de classes e escolas especiais, quando anteriormente, muitas eram recebidas em Instituições Filantrópicas e /ou Privadas.

Até aqui, ainda segregados, porém, recebendo mais atenção, abre-se o caminho para a integração social das PCD´s.

A integração social inicia-se fortemente no Brasil, a partir das grandes guerras e, com as Instituições especializadas no tratamento, educação e reabilitação dos deficientes, para o convívio em sociedade, visto que o objetivo aqui, era o de integrar o ser á sociedade e, não o contrário.

Após (e em paralelo) a este período, surge o entendimento sobre a inclusão social, onde a atividade física e o esporte adaptado firmam-se como motivadores no processo educacional e de inclusão, além do entendimento e preocupações políticas sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiências, o entendimento é de que, deve haver modificação dos sistemas sociais e estruturas físicas atuais, com adequações mútuas (também das PCD´s), para coexistirmos melhor no dia a dia.

De forma geral, a humanidade vem evoluindo no entendimento, trato e ajustes, para que todos, sem exceções, tenham acesso, respeito e oportunidades equivalentes, sendo que, as PCD´s também entenderam que é possível e necessário, exigir e demonstrar seu valor, enquanto ser humano.

2) Quais são as principais dificuldades (ou barreiras) enfrentadas por pessoas
com deficiências na atualidade?

Desde o nascimento, a aceitação da família, já é a primeira dificuldade das PCD´s.

Na sequência da vida, apesar dos muitos direitos reconhecidos, creio que a mobilidade seja o entrave para outros processos da vida das PCD´s, porque, sem isso, limita-se por exemplo o acesso aos estudos, á prática esportiva e a inclusão á vida social.

Ainda que, com mérito, as oportunidades profissionais também são um grande entrave para a maioria, devido ao preconceito visual, deixando de se observar, as qualidades e capacidades do indivíduo.

Apesar do auxílio diverso dos Governos, ainda há muito a ser feito pelas PCD´s, como o incentivo á educação e acesso diferenciado á ela.  

3) O que é Educação Inclusiva?

É aquela que insere a PCD (ou não), através da criação de estrutura/oportunidade no ambiente de ensino, seja ele de qualquer nível e para qualquer idade, fundamentada em Leis que garantem este direito a todos que a ela recorrem, para o seu aprimoramento e crescimento, pessoal e profissional, inserindo-a na sociedade.

Também atrelada a Educação Especial, a Educação Inclusiva tem por finalidade gerar oportunidades diversas á todos, sem preconceitos, reconhecendo particularidades, diferenças e o valor de cada um.

O sucesso deste trabalho, depende do empenho dos educadores, além é claro, da base estrutural dos Governos e conscientização da sociedade, no apoio ao trabalho desenvolvido.


4) O que é e quais são os atendimentos educacionais especializados assegurados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB)?

De acordo com Munster (2013), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (9.394/1996) regula, aprimora e amplia a oportunidade na área da educação, á crianças de zero a seis anos, além de estimular e proporcionar ao professor, a necessidade do aperfeiçoamento profissional, para lidar melhor com as diversidades destes alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com