TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE AULA

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE AULA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola:

Idade:

Ano: 6º ano         

Data:                        

Horário:

Professor: Ângelo Ricardo Reolon Lavoratti

2. TEMA:

Desenvolvimento motor e Fundamento do futsal

3. OBJETIVOS:

Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral, equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento, aprimorar o trabalho em equipe e a cooperação mútua, melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade e melhorar as habilidades relacionadas ao esporte futsal.

4. CONTEÚDOS:

- Movimento do corpo;

- Equilíbrio;

- Cooperação;

- Velocidade;

- Pontaria;

- Atenção;

- Raciocínio;

- Manipulação;

- Locomoção.

5. DESENVOLVIMENTO:

5.1 Parte inicial:

Pega-cola: Um jogador será o pegador que tentará pegar os outros Jogadores como for possível. O jogador pego deverá ficar parado em pé com as pernas afastadas e as mãos elevadas na altura do ombro com os cotovelos estendidos. Será resgatado quando qualquer outro jogador passar por entre suas pernas. Incentivar o trabalho em equipe e a elaboração de uma estratégia. Acrescentar mais “pegadores” no decorrer da brincadeira.

Batalhão: 3 alunos ficam no centro e o resto em uma das áreas. Ao gritarem batalhão os alunos correm até a outra área. Quem for pego fica no centro com os 3 que iniciaram. Esse exercício ajuda a desenvolver o drible, a velocidade e o freio inibitório.

5.2 Parte principal:

Bocha: Os alunos serão divididos em 3 colunas. Uma bola será colocada longe das colunas e, um por vez, os alunos irão chutar uma bola de futsal com o objetivo de acertar a bola que foi colocada mais distante. Pode-se revezar com o pé esquerdo e o direito, para trabalhar a lateralidade.

Jogo do Alerta: Um aluno joga a bola para o alto e chama o nome de um colega. Esse colega deve pegar a bola enquanto os outros correm para longe. Quando pegar a bola irá gritar ALERTA e todos devem parar imediatamente. Esse aluno poderá dar 3 passos e depois jogar a bola em um dos colegas para eliminá-lo do jogo. Se o colega encaixar, é eliminado quem atirou a bola.

Jogo: Dividir em 3 times. Um irá atacar com o objetivo de marcar o gol, enquanto o outro defende. Realizar duas tentativas, após isso, o time que está esperando entra para atacar e o time que estava atacando irá se posicionar na defesa. Ir explicando as regras e dando dicas de posicionamento e visão de jogo.

5.3 Parte final:

Alongamento dinâmico: Seguir o exemplo do professor. Conversar sobre a aula e dúvidas sobre as regras do jogo. Conduzir até a sala de aula, se necessário.

6. METODOLOGIA:

A aula será desenvolvida através de brincadeiras e pequenas competições para motivar os alunos, procurando desenvolver aspectos do repertório motor, como a habilidade manipulativa, locomotiva, pontaria, velocidade, raciocínio e equilíbrio, bem como desenvolver aspectos e habilidades relacionados ao esporte futsal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com