TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPORTES NA NATUREZA: OPORTUNIDADES PARA O VISUAL DISABLED

Resenha: ESPORTES NA NATUREZA: OPORTUNIDADES PARA O VISUAL DISABLED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

S EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

ESPORTES NA NATUREZA: POSSIBILIDADES PARA

O DEFICIENTE VISUAL Mey de Abreu van Munster

José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas

Com o propósito de refletir sobre a prática de esportes na natu- reza, enquanto possibilidades para pessoas com deficiência visual, e as possíveis implicações desta no processo de inclusão social, deparamo-nos com algumas indagações: O que estamos chamando de “esportes na natureza”? De que tipo de prática estamos falando? Quais as possíveis contribuições das referidas práticas para a pessoa portadora de deficiência visual? Como tais modalidades podem ser sig- nificativas e/ou atribuir significado à vida de pessoas portadoras de de- ficiência? É possível visualizar perspectivas de atuação profissional en- volvendo esportes na natureza e as diferentes áreas dentro da Educa- ção Física? A partir destes questionamentos passaremos a discorrer sobre as relações entre Esportes na Natureza, Pessoa Portadora de Deficiência e Educação Física.

A pescaria pode ser considerada um esporte na natureza? E uma trilha na mata percorrida dentro de um jipe 4x4? E quanto a uma simples caminhada ou um banho de cachoeira? Dada a diversidade de ambientes que podem ser utilizados como “cenário” e as conseqüências desta apro- priação nem sempre consciente da natureza, visto o emprego de uma enorme variedade de equipamentos e tecnologia para viabilizar as mais diferentes proezas, e constatadas as diferentes formas de relação entre homem e natureza, torna-se difícil a tarefa de conceituar o que estamos chamando de “esportes na natureza”.

As atividades esportivas que acontecem em contato com ele- mentos da natureza, no meio aéreo, aquático ou terrestre, têm sido ape- lidadas por diferentes termos como esportes de ação, esportes radi- cais, esportes de aventura, eco-esportes, esportes na natureza etc. Tor- na-se necessário fazer algumas considerações à respeito da impreci- são terminológica aqui apresentada.

Com relação aos “esportes radicais”, já existem alguns estudos acadêmicos que discutem o tema com bastante propriedade. Segundo Fernandes (1998, p.99), os esportes radicais apresentam duas caracte- rísticas que os distinguem:

20

“(...) o comportamento diferenciado expresso pelos indivíduos, ou seja, um comportamento que confronta valores antes esta belecidos frente aos desafios proporcionados por estas práti cas, e também o fato de funcionarem como meio de produzir adrenalina.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com