TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – TREINAMENTO E RESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PLANO DE AÇÃO

Por:   •  23/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – TREINAMENTO E RESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO

PLANO DE AÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

BRUNA ROCHA COSTA

RU: 3473702

  1. CAMPO DE APLICAÇÃO: observação participativa e ajuda na periodização dos treinos

  1. CONTEÚDO DA ATIVIDADE: neste Plano de Ação será abordada a observação participativa em aula de Crossfit, além das devidas correções e adaptações dos movimentos propostos. Passaremos também por breve comentários em relação a montagem de treinos da semana e sobre a metodologia da Crossfit.
  1. OBJETIVOS:

- observar as aulas de maneira participativa

- analisar a montagem de treinos

- corrigir os movimentos propostos

- adaptar os movimentos de acordo com o nível de condicionamento do publico alvo e dos alunos

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO

 O Crossfit utiliza da abordagem de condicionamento físico baseado em evidências. Isso significa que: considerando as três facetas principais da modalidade – segurança, eficiência e eficácia – qualquer programa de condicionamento deve ter dados mensuráveis, observáveis e com a possibilidade de reprodução. De acordo com o Guia de Treinamento de Nivel 1 do Crossfit Training [ 2021, p. 3]:

“A metodologia que orienta o CrossFit é completamente empírica. Nós acreditamos que considerações relevantes sobre segurança, eficácia e eficiência, as três facetas mais importantes e interdependentes para avaliar qualquer programa de condicionamento físico, só podem ser sustentadas por dados mensuráveis, observáveis e passíveis de reprodução.”

A montagem dos treinos de Crossfit preconiza a variação e imprevisibilidade. O modelo de periodização sugerido pela modalidade é de três dias de trabalho para um de descanso. Foi comprovado que o atleta consegue manter uma alta intensidade nesse formato.  Porém, esse modelo é adaptado para cinco dias de trabalho para dois de descanso, que é a “norma” da rotina da maioria das pessoas.  De acordo com o Guia de Treinamento de Nivel 1 do Crossfit Training [ 2021, p. 79]:

“Na visão mais ampla, nós vemos um padrão de três dias de trabalho seguidos por um dia de descanso. Nós constatamos que esse padrão permite um volume relativamente maior de trabalho de alta intensidade do que muitos outros que experimentamos. Com esse formato, o atleta pode trabalhar nas intensidades mais altas...”

Ainda sobre esse tema o Coach Glassman, fundador da Crossfit, reitera a importância dos pilares que regem a modalidade:

“A mágica está no movimento, a arte está na programação, a ciência está na explicação e a diversão está na comunidade.” – CoachGlassman

O Crossfit lida com movimentos multiarticulares e, muitas vezes, complexos. Portanto, só à um caminho para unir os três pilares defendidos pela modalidade [segurança, eficácia e eficiência]: a TÉCNICA. A técnica correta e segura dos movimentos dão a base par a melhora de performance, velocidade e mantém a segurança dos alunos. Ainda de acordo com o fundador do Crossfit:

“Aprenda a mecânica dos movimentos fundamentais, estabeleça um padrão consistente de prática desses mesmos movimentos e, somente então, aumente a intensidade dos treinos incorporando esses movimentos. “Mecânica”, então “Consistência”, e então “Intensidade” – essa é a chave para uma implementação eficaz da programação do CrossFit” – Coach Glassman

  1. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

         Os treinos de Crossfit são imprevisíveis e variados, para atenderem aos desafios que o combate, esporte e a sobrevivência apresentam. Porém, existe uma fundamentação básica para estruturar os treinos. Esse modelo que a Crossfit propõe pode parecer antagônico à ideia da imprevisibilidade, mas ele possibilita uma ampla variação de modos, exercícios, vias metabólicas, descanso, intensidade, séries e repetições. De fato, é matematicamente provável que cada ciclo represente um estímulo único que jamais será repetido em uma vida de treinos de Crossfit.

        A modalidade sugere que esses ciclos [citado no parágrafo anterior] contemple três dias de trabalho para um de descanso. Esse padrão permite um volume maior de trabalho com alta intensidade. Visto que, no quarto dia tanto a função neuromuscular, como a anatômica estão desgastados tornando impossível a manutenção da intensidade. Porém, essa periodização não se encaixa na rotina da maioria das pessoas, portanto o padrão de cinco dias de trabalho para dois de descanso também se torna eficiente, uma vez que, este, se enquadra nos hábitos da maior parte do mundo.

        Segue tabelas que ilustram de maneira clara a forma de periodização utilizada nas reuniões de estágio:

[pic 1]

        Lembrando que o Crossfit procura otimizar o desempenho em cada um dos dez domínios do condicionamento físico: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

        Segue abaixo um Treino do Dia [WOD] completo baseado no modelo acima, com as devidas correções e adaptações.

WARM UP

TABATA

- air squat

- wall squat hold

SKILL

A CADA 2’30’’- POR 15 MIN

10-10-8-8-6-6

Back squat

Com 60%-65%-70% da carga máxima

WOD

5 ROUNDS FOR TIME

- 10 burpees

- 20 wall balls

- 30 double unders

1min REST

        O treino de Crossfit é dividido em ter partes:

- WARM UP: aquecimento e preparação do corpo para início das atividades

- SKILL: pode ser um trabalho técnico para aperfeiçoar e lapidar os movimentos que virão no WOD, ou um trabalho de fortalecimento específico.

-WOD: treino do dia

        A seguir vamos passar por cada etapa do treino, apresentando a dinâmica e os movimentos, com as devidas correções e adaptações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com