TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR E DEPRESSÃO EM IDOSOS

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

JOSÉ ANSELMO PEREIRA FEITOSA

RESUMO DE ARTIGO:

EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR E DEPRESSÃO EM IDOSOS

                                                                                    Resumo apresentado ao Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Tiradentes como atividade da disciplina Gerontologia.

Profª. Drª. Camila Moura Ferreira Vorkapic

Aracaju

2020

Resumo de Artigo: 

Exercício físico regular e depressão em idosos

José Augusto Evangelho Hernandez; Rogério da Cunha Voser

O presente estudo buscou contribuir com subsídios para a prevenção e melhoria das condições de saúde da população idosa, tendo em vista que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos compõem 12,5% da população.

Durante o processo de envelhecimento, as pessoas têm a tendência a sentirem-se inúteis, ansiosas, frustradas, mal-humoradas, irritadas e depressivas. Somado a isso, há uma redução na dimensão física, em geral, a capacidade aeróbica, a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio, o tempo de reação e movimento, a agilidade e a coordenação. Tudo isso pode trazer dificuldades para realizar coisas cotidianas, reduzindo sua independência funcional.

O estudo mostra que a prática de exercícios físicos regulares, pode ser fator determinante para a melhora na qualidade de vida geral do idoso, pois, além de fortalecer e ajudar a prevenir e a controlar o aumento de males crônicos, atuará também na melhora da cognição e da sua autoestima, tendo em vista que ele terá uma independência funcional e não mais se enxergará como um inútil. Isso irá contribuir de forma contundente no controle do aumento de fatores que podem levar a depressão.

Na discussão conclusiva deste trabalho, percebe-se que dentre as amostras a pontuação média dos idosos ativos na dimensão Somato-Motora da depressão foram menores do que a dos idosos sedentários. Isto pode ser explicado por outro benefício da prática do exercício físico na vida do idoso, a conquista da sua independência e autonomia. Com fortalecimento corporal, a prevalência de quedas, algo que infelizmente ainda é muito comum, pode ser reduzida. O que reforça o já exposto fato da continuidade das capacidades funcionais, mantendo a independência da pessoa idosa para a execução de suas atividades rotineiras. Isso contribuiu também para o aumento da autoconfiança e da autoestima do idoso e, consequentemente, para a prevenção ou redução da depressão.

Em suma, não há dúvidas acerca da relação entre os benefícios dos exercícios físicos e a prevenção ou redução da depressão em idosos. Os dados obtidos apontaram para a importância da atividade física como fator que pode interferir ativa e positivamente na promoção da saúde mental das pessoas e, nesse caso, a população de pessoas idosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com