TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Basica no Brasil

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Politicas da educação basica

Tarefa: A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas.

Nome: Sandryane Pleutim Amarilha

RA: 8013465

Turma:DGEFL1502CGRA0S

Parecer do Tutor:

O filme “Pro Dia Nascer Feliz” dirigido por João Jardim retrata as dificuldades e insucesso escolar vivido por alunos e professores em todo o território brasileiro. O filme inicia com cenas de jovens bebendo e fumando, onde o narrador pergunta qual seria a melhor educação para os jovens da época. Em seguida aparecem dados de estatística que traz a informação de que 97% das crianças entram na escola, mas muitos abandonam e poucos concluem a 8° série.

A primeira escola apresentada se localiza em Manari – PE como uma das cidades mais pobres do Brasil. Com uma realidade muito precária, escola mal estruturada, banheiros sem condições de uso, e sem recursos didáticos. Um funcionário dizia que a verba que a escola recebia era destinada ao contador e à prefeitura.

Por consequência desse descaso, os estudantes se mostravam muito desinteressados, professores faltavam diversas vezes dizendo que isso não faria nenhuma diferença e alegando que os alunos não respeitavam a profissão e dedicação dos mesmos.

A segunda escola apresentada se localiza em Duque de Caxias – RJ, chamada de Colégio Estadual Guadalajara. Uma boca de fumo ficava a poucos metros da escola. Alunos relataram que não houve aula naquele dia porque a professora faltou. Professores relatam que os alunos faziam gestos obscenos e não respeitavam as tais. Havia na escola a banda que motiva e ocupa o tempo dos alunos, tirando eles da droga e da rua.

A terceira escola é Itaquacetuba – SP, chamada Escola Estadual Parque Piratininga localizada na periferia. A escola já era mais estruturada, com alunos que foram com nota boa no ENEM. Os problemas com relação ao interesse dos alunos e disciplina dos professores eram os mesmos, uma excessiva falta de professores, que resultava diversas vezes em que os alunos eram liberados mais cedo, porque não teriam mais professores para dar aula. Uma funcionária da escola disse que não acreditava mais na educação.

A quarta escola localizada em Bairro Alto de Pinheiros – SP. Com uma realidade um pouco diferente das já apresentadas. Um colégio bem estruturado, com professores exigindo sempre mais dos alunos. Vários alunos dessa escola justificam suas notas ruins, por problemas familiares, como carência, falta de um abraço dos pais, ou até mesmo o fato de seus pais não morarem juntos.

A quinta escola localizada na periferia de SP, com uma estrutura razoável, o problema era a violência extraclasse com alunos e familiares.

O filme reflete toda a realidade brasileira, a triste educação falida e falha, onde não se busca o esforço para extermina-lo de vez. Alunos com péssima educação, desrespeitando professores e funcionários, poucos com uma perspectiva de vida crescente.

Dados Estatísticos

Dados estatísticos do número de matrículas na rede municipal, estadual e privada de ensino entre 2007 e 2013.

[pic 3]

Dados sobre a evasão e repetência escolar entre 2007 e 2010.

[pic 4]

Dados sobre o IDEB entre 2005 e 2013.

[pic 5]

Portanto, de acordo com a primeira tabela podemos concluir que houve aumento no número de matrículas em escolas privadas e escolas federais. E houve um declínio razoável em matrículas em escolas estaduais e municipais. O total de matrículas de 2007 ate 2013 declinou em 1%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (463.7 Kb)   docx (597.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com