TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Brasileira - UFRJ‏ Resumo de Karen de Souza( EJA-PNE)

Por:   •  5/9/2015  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Rio de Janeiro

DISCIPLINA- Educação Brasileira

PROFESSOR- Leny Azevedo

ALUNA – Karen de Souza Carilo

DRE-109063365

Resumo do texto “A educação de Jovens e Adultos no plano Nacional de Educação: Avaliação, desafios e perspectivas”.

O texto aborda os planos para educação de jovens e adultos(EJA) e as especificidades para a conquista de um desempenho positivo, com o novo (PNE) 2011-2020 com a visão politico – pedagógica , evidenciando a formação e a profissionalização dos educadores, com a colaboração das esferas do governo, e mostrando que as metas para a educação de jovens e adultos não serão favoráveis a serem alcançadas.

Apresenta metas e perspectivas na construção de planos que almejam desafios futuros, e a implementação de possíveis melhorias levando em consideração a ineficácia das politicas publicas visando a superação do analfabetismo, assim como seu compromisso com o país em fóruns internacionais.

Sobre as retóricas educativas, somos impulsionados a pensar na existência de um plano que objetiva o direito humano a educação em qualquer idade, e a forte necessidade de prolongar a formação futura. Em contraponto nos deparamos com a secundarização da EJA, se analisarmos as politicas educacionais na prática, comparando a EJA com outras modalidades de ensino, assim como, de grupos e de idade, percebemos a necessidade da mudança e crescimento da mesma.

O texto nos mostra um avanço no âmbito nacional com a Lei N°9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)de 1996, que conseguiu reintegrar o direito dos jovens e adultos ao ensino, que seria adequado as condições necessárias de aprendizagem, porém mostra que não houve grande sucesso para esta modalidade em especifico, quanto a implementação da politicas públicas governamentais no Brasil na década de 1990. Principalmente quanto a atuação do governo Federal que tem forte papel no campo educativo.

A situação se tornou ainda mais desfavorável para a EJA, com a escassez as fontes de financiamento provocado pelo veto presidencial do Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) a lei que regulamentou o fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do Magistério (FUNDEF), com isso ocorreu a municipalização com foco no Ensino Fundamental de crianças e Adolescentes, por fundos de financiamento nas unidades da Federação, apoiado por medidas que priorizavam a formação das novas gerações. Provocando então a resistência na criação de novas propostas para a EJA nos anteprojetos do governo e da sociedade. Essas não diferiram quanto a formação de Jovens e Adultos, não apresentavam perspectivas inovadoras, assim como não caminhava com os paradigmas da educação popular ou continuada.

Avaliando os progressos direcionados a atingir as metas do PNE para a EJA, está ligada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, com seus mandatos nos 10 anos da lei N°10172/2001. Sendo de clara distinção dos parâmetros na politica em que a EJA se encontrava inserida, de forma positiva na primeira, diferentemente do governo anterior, porém em segunda estancia, temos iniciativas da EJA precariamente articuladas entre si na qual se insere diversos programas de assistência aos estudantes seja com alimentação, transporte escolar e livro didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com