TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica no Ensino Fundamental- Critico Superadora

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Goiânia, 23 de outubro de 2015

Educação Física no Ensino Fundamental

Alunos: Andrielly Amador, Gleiciane Alves, Larissa Silva, Leosmar Araújo, Maria Leusa, Vanessa Marques.

PLANO DE AULA

(ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA –CRITICO SUPERADORA)

Meta: Primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental ou do 1° ao 5° anos.

 Objetivos:

  - Vivenciar a pratica de um esporte olímpico;

- Compreender a origem histórica e o desenvolvimento do Atletismo;

- Interpretar e explicar o Atletismo os sentidos e significados deste esporte enquanto elemento da cultura corporal humana.

Conteúdo: Atividades adaptadas de Atletismo.

Metodologia: Nessa Sequência Didática temos como expectativas de aprendizagens possibilitar ao estudante identificar, vivenciar e compreender: Diferentes modalidades esportivas relativas ao atletismo, tendo como princípio a apropriação pelos estudantes de saberes e valores sobre o sentido histórico, social e cultural das modalidades abordadas, a vivência do lúdico, a participação e a inclusão de todos. Os objetivos, regras e fundamentos básicos de cada modalidade do Atletismo. Os limites e possibilidades de movimentos na prática de cada modalidade. Princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, justiça. Atletismo como opção de lazer e trabalho.  Adaptação e criação de regras e material pedagógico de acordo com os níveis de conhecimento e experiência dos estudantes para que os mesmos possam conhecer e praticar as várias modalidades do Atletismo.

 O professor atento a explicação sempre que necessário deverá auxiliar, pois, a criança poderá esquecer-se de detalhes importantes, se for necessário o professor faz perguntas estimulando a criança completar a sua explicação (as crianças que não conheciam a modlidade estão em acomodação do novo conhecimento). O processo de apropriação do conhecimento será espiralado. Ao longo da aula os alunos conhecerão e experimentarão está modalidade esportiva de modo a compreenderem o processo histórico da constituição desta prática corporal e as suas relações com os dados da realidade contraditória e complexa. Pesquisa e debate comporão a metodologia.

Desenvolvimento:

Problematização

Vocês sabem o que é esta modalidade? Quais modalidades e práticas vocês conhecem acerca do tema Atletismo? De onde vem tais modalidades? Como elas surgiram? Como se tornaram esporte e modalidade olímpicos?

Instrumentalização

Correr, saltar e arremessar são práticas corporais realizadas pelos seres humanos desde sua origem. Essas habilidades foram fundamentais na luta pela satisfação das necessidades vitais de alimentação, habitação, locomoção, interação, trabalho, lazer e compõem o esporte considerado mais antigo, o atletismo. Sua origem histórica está ligada à civilização e à cultura grega, a mais de 2700 anos, na cidade de Olímpia. Os treinos eram feitos não só com a finalidade de preparação de guerreiros para o combate militar, mas também eram considerados fundamentais na formação humana do povo grego, principalmente os gregos da cidade de Esparta. O atletismo, a ginástica, a literatura, a arte, a matemática, a astronomia, a medicina e a filosofia eram os saberes que compunham a Paidéia, o projeto de educação e formação cultural das crianças e dos adultos gregos.

As primeiras competições de atletismo foram as corridas curtas com uma volta na pista e se chamavam Dialus; as corridas mais longas iguais a doze voltas na pista conhecida por Dolikos; os saltos em distância sem impulso, além de diversos arremessos de peso, dardo e disco, ainda em formas variáveis e rudimentares.

Velocidade e obstáculos: Corridas de velocidade e de obstáculos

Material: cones, barbantes fitas, bastões de madeira ou plástico, fita adesiva. Comente com a turma sobre algumas competições oficiais relacionadas com as corridas de velocidade e obstáculos, questione se alguém se lembra de atletas de tais modalidades. Escolha um amplo espaço da escola no qual seja possível organizar a turma em dois grupos, para que possam praticar corridas de velocidade e com obstáculos.

1 - Para a corrida de velocidade, demarque no solo a saída e a chegada com a fita adesiva. Explique o posicionamento da saída e a presença da velocidade durante a prática. Pode-se pedir que um estudante monitore o tempo do outro. Poderão ser formados pequenos grupos no intuito de incentivar a cooperação entre os estudantes, realizando a somatória dos tempos de cada equipe.

 2 - Para a corrida de obstáculos determine os pontos de partida e também de chegada no solo com a fita adesiva. Organize o espaço de forma a disponibilizar pequenos obstáculos aos corredores com cones transpassados com bastões de madeira ou de plástico, com barbante ou fitas, de forma que se os estudantes caírem, não se machuquem durante a prática. O ponto de partida pode ser em filas de frente para os obstáculos. Estabeleça as regras com os estudantes, explicando que, inicialmente, não é permitido tocar os obstáculos ao saltarem. Outras regras podem ser aprimoradas, conforme o grupo sinta necessidade de tornar a vivência mais divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (207.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com