TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Aluno:

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Bacharelado em Educação Física

Educação Física para grupos especiais e adaptada

Tutora

Polo

2019

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.

Atividades com plágio não zerão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).

ATIVIDADE

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA EXCLUSÃO

Conceito/Definição/Significado: É um processo de afastamento ou privação as pessoas que apresentavam deficiências ou condições atípicas eram abandonas ou afastadas do convívio social, sendo submetidas à uma situação e isolamento e exclusão social.

Forma de atendimento: A falta de acessibilidade em áreas de lazer e ou cultura como alguns teatros, cinemas, clubes e parques de lazer, ou até mesmo escolas e universidades.

Exemplo: A exclusão está associada com a falta de adaptação do material para participação dos alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física ou modalidades de jogos coletivos impossibilitando a sua participação ativa junto com seus colegas de classe, como exemplo podemos citar um jogo futsal sem que a bola emita qualquer tipo de som para os alunos cegos e os que estiverem vendados ou com a visão obstruída.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO

Conceito/Definição/Significado: Pode se definida como uma separação social de uma pessoa, em virtude de diversos fatores, como deficiência física, a raça, ou qualquer fator que possa servir como meio de discriminação. Na segregação, não podiam frequentar escolas ou salas de aula comuns, mas somente os espaços segregados nas escolas ou classes especiais.

Forma de atendimento: Um aluno surdo presente em uma sala e aula

Exemplo: Durante uma aula educação física com exercícios relacionados a modalidade esportiva futsal, um aluno com deficiência motora é deixado de lado tendo como opção de aula jogar xadrez ou ficar sentado olhando para aprender a técnica.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INTEGRAÇÃO

Conceito/Definição/Significado: O paradigma de integração, que tem por princípio fundamental a normalização, onde o aluno tem o direito de vivenciar as mesmas experiências e situações sociais que os demais alunos. Segundo esse modelo, a deficiência é encarada como um “problema” do indivíduo, cabendo exclusivamente a ele a responsabilidade por seu tratamento e reabilitação.

Forma de atendimento: O caso de aluno com deficiência motora que apenas é matriculado em uma determinada escola, não tendo nenhuma adaptação da escola para o atender, este aluno será apenas “encaixado” em uma sala de aula, cabendo a ele superar suas limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com