TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Vitor Henrique Corregosinho da Silva

RA: 8009029

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Mineiros/GO

2020

Descrição da atividade

  • Ainda hoje não é raro que nos deparemos com a desinformação e nos surpreendamos com situações de preconceito e discriminação que assolam as pessoas com deficiências. Para tentar compreender o desprezo e o assistencialismo que rodeiam e marginalizam esses indivíduos, é necessário analisar a origem de todo o processo, cujos desdobramentos continuam até o tempo presente.
  • Nas culturas antigas, as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo, face aos perigos da época.
  • Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas (pessoa com deficiência) que eram submetidas à exclusão social passaram a ser encaminhadas a instituições onde, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado.
  • Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição.
  • Recentemente, as práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência pautado em princípios como autonomia.
  • Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais? Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais.
  • Mas, afinal, o que caracterizam estes paradigmas histórico-sociais que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?
  • Diante do exposto, o estudante deverá construir no quadro toda contextualização das formas de atendimentos que foram realizados no decorrer dos tempos às pessoas com deficiência em relação aos tipos de Paradigma descritos.

Tipos de Paradigmas

Conceito/definição/significado

Forma de atendimento

Crie um exemplo

Paradigma histórico-social da exclusão

O paradigma de exclusão é a ação de deixar as pessoas com deficiência isoladas a parte das pessoas sem deficiência, e não tendo nenhum tratamento para suas dificuldades.

Nesse paradigma a pessoa não tem nenhuma forma de atendimento, ela fica em casa isolada do resto do mundo.

A pessoa que tem deficiência fica em casa isolada.

Paradigma histórico-social da Segregação

O paradigma de segregação é a ação de separar as pessoas com deficiências das pessoas sem deficiências em instituições diferentes.

Por exemplo, a pessoa com deficiência auditiva estuda numa escola apenas para deficientes auditivos.

Pessoas com deficiência auditiva em uma instituição somente para deficientes auditivos participando de um jogo futsal.

Paradigma histórico-social da Integração

O paradigma de integração é o de unir pessoas com ou sem deficiências no mesmo ambiente, mas, sem desenvolver mecanismos de facilitação para as pessoas com deficiência participarem com igualdade das atividades que as pessoas sem deficiência praticam.

Crianças e adolescentes com e sem deficiências na escola fazendo atividades juntos na mesma sala de aula, porém, as pessoas sem deficiência fazem uma atividade diferente que as pessoas com deficiência fazem.

Crianças sem deficiências e com deficiências estão na aula de educação física. As crianças sem deficiências jogam vôlei e as com deficiências ficam num espaço a parte chutando uma bola na parede.

Paradigma histórico-social da Inclusão

O paradigma da inclusão é o resultado de unir pessoas com ou sem deficiências em um ambiente que tem meios que facilitam ambos realizarem os mesmos objetivos.

Em uma instituição, pessoas com e sem deficiências convivem com mecanismos de igualdade de ações.

Crianças sem deficiências e com deficiências estão na aula de educação física. As crianças sem deficiências jogam vôlei, as crianças com deficiências jogam juntas do jeito que elas conseguirem jogar. Exemplo: amputados dos membros superiores rebatem a bola com outras partes do corpo. Paralíticos dos membros inferiores jogam sentados, o importante é a integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com