TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Luara de Andrade Carvalho

8051535

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Primeiro Portfólio

Trabalho apresentado ao Claretiano    

 Centro Universitário para a disciplina

 Educação Física Para Grupos Especiais

e adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação

 ministrado pelo professor: Antônio Eduardo Ribeiro

Batatais

2019

Descrição da atividade

  • Ainda hoje não é raro que nos deparamos com a desinformação e nos surpreendemos com situações de preconceito e discriminação que assolam as pessoas com deficiências. Para tentar compreender o desprezo e o assistencialismo que rodeiam e marginalizam esses indivíduos, é necessário analisar a origem de todo o processo, cujos desdobramentos continuam até o tempo presente.
  • Nas culturas antigas, as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo, face aos perigos da época.
  • Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas (pessoa com deficiência) que eram submetidas à exclusão social passaram a ser encaminhadas a instituições onde, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado.
  • Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição.
  • Recentemente, as práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência pautado em princípios como autonomia.
  • Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais? Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais.
  • Mas, afinal, o que caracteriza estes paradigmas histórico-sociais que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?
  • Diante do exposto, o estudante deverá construir no quadro toda contextualização das formas de atendimentos que foram realizados no decorrer dos tempos às pessoas com deficiência em relação aos tipos de Paradigma descritos.

Tipos de Paradigmas

Conceito/definição/significado

Forma de atendimento

Crie um exemplo

Paradigma histórico-social da exclusão

Caracteriza o distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável aos demais indivíduos.

Há exclusão também no atendimento, sem acesso ao atendimento ou até mesmo uma privação pela família.

A criança não faz parte da escola de nenhuma instituição não participando de nenhuma atividade

Paradigma histórico-social da Segregação

Segregação é quando há a separação dos indivíduos ditos “normais” dos que apresentam alguma deficiência ou vulnerabilidade.

Neste caso há o atendimento, no entanto em lugares específicos que acolhem somente indivíduos com certos problemas, vulnerabilidade ou deficiência.

 Um exemplo seria as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que atletas com deficiência participam separadamente.

Paradigma histórico-social da Integração

Integração é quando uma minoria é incorporados a estrutura social da sociedade dita “normal”.

Faz parte do mesmo local de atendimento de pessoas que não possuem deficiência, no entanto ainda realizam atividades separadas, não sendo inclusivo.

Um exemplo seria uma aula de educação física de uma escola regular e a criança com deficiência, um cadeirante por exemplo, ir jogar xadrez ao invés de participar da aula junto com os outros.

Paradigma histórico-social da Inclusão

A inclusão é o processo pelo qual ela se adapta, se transforma para poder inserir crianças, jovens e adultos portadores de deficiência que estão em busca de seu pleno desenvolvimento e exercício da cidadania

É atendido de forma igualitária em mesmo local de pessoas que não apresentam nenhuma deficiência física ou intelectual.

Em uma aula de patinação onde todos enxergam o exercício que é para ser feito, há um patinador com deficiência visual onde realiza os mesmos exercício apenas escutando os comandos do treinador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com