TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUOTERAPIA,TRATAMENTO TERAPÊUTICO NA REABILITAÇÃO FISICA E PISICOLÓGICA DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Trabalho Escolar: EQUOTERAPIA,TRATAMENTO TERAPÊUTICO NA REABILITAÇÃO FISICA E PISICOLÓGICA DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 13

EQUOTERAPIA,TRATAMENTO TERAPÊUTICO NA REABILITAÇÃO FISICA E PISICOLÓGICA DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

RESUMO:A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, esta atividade exige a participação do corpo inteiro, trabalhando o praticante de forma global, que contribuirá para o desenvolvimento do equilíbrio, tônus, força muscular, a conscientização do próprio corpo, o aperfeiçoamento de coordenação motora, atenção, autoconfiança, autoestima e a qualidade de vida.A qualidade de vida é fundamental para que se possa viver bem, é importante procurar sempre melhorar nossa qualidade de vida. A metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica os levantamentos das referências bibliográficas foram feitos principalmente através de dados disponíveis em artigos científicos, via Internet.

Palavras chaves:Equoterapia; Esporte; Qualidade de vida;

1. INTRODUÇÃO

Considerando-se que 10% da população humanatêm de algum tipo de necessidade especial, é preciso que as pessoas dedicadas à profissão terapêutica lancem mão de todos os recursos disponíveis ao atendimento desta grande incidência(FRAZÃO, 2001).

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsciossocial de pessoas portadoras ou não de deficiência ou necessidades especiais. (Associação Nacional de Equoterapia [ANDE-BRASIL], 1999).

Na equoterapia, os movimentos tridimensionais proporcionados pela andadura docavalo despertam no corpo do praticante, portador de necessidades especiais, uma grandequantidade de estímulos sensoriais e neuromusculares que vão interferir diretamente nodesenvolvimento global e na aquisição de habilidades motoras, facilitando a construção deuma vida social produtiva, por meio da realização independente das atividades de vida diária,laborais, de lazer e esportivas. A realização da sessão dá-se em local amplo e ao ar livre; nacompanhia de um animal de grande porte e dócil, fazendo com que o praticante desperte suaimaginação e criatividade. Por esses motivos, a abordagem lúdica é facilitada. Além disso, aequoterapia surge como uma excelente oportunidade de resgatar o convívio com natureza,concomitantemente ao processo de reabilitação.

O indivíduo submetido ao tratamento aprende padrões de movimentos coordenados de controle de postura para manter seu centro gravitacional sobre a base dinâmica de suporte que é criado pelo movimento do cavalo. Assim, ele se transforma num participante ativo no processo de terapia. (Freire, 1999).

1.1 Justificativa:

Justifica-se o trabalho devido a importância de se estudar sobre a equoterapia,pelo auxílio prestado aos indivíduos com necessidades especiais no que diz respeito ao desenvolvimento de suas dimensões físicas, psicológicas, cognitivas, motoras e sociais a fim de promover uma melhora na qualidade de vida.

Trata-se de um método abrangente, que vem sendo cada vez mais utilizado como terapia, por ser realizado ativamente, em ambiente diferente das terapias convencionais, onde o praticante e o cavalo criam uma relação muito íntima, colaborando para que ótimos resultados sejam realmente alcançados.

1.2 Objetivo Geral:

Descrever as contribuições da equoterapia para pessoas com necessidades especiais.

1.3 Objetivos específicos:

- descrever a equoterapia para pessoas com necessidades especiais .

- analisar a melhora na qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Equoterapia: Conceito histórico

Através do parecer n° 6aprovado em sessão plenária em 1997a Equoterapia é reconhecida pelo conselho federal de medicina como método terapêutico direcionado aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais. Pois entendeu - se, que a Equoterapia se constitui num conjunto de técnicas que permitem a interação no binômio homem/animal equino, com evidentes benefícios aos portadores de alterações neurológicas, principalmente àqueles decorrentes de alterações genéticas e/ou paralisia cerebral. No entanto, métodos terapêuticos multiplicam-se com o passar do tempo e a medicina tem o compromisso de atuar dentro de parâmetros éticos, com a devida comprovação científica. (BALDUÍNO 1997)

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. (ANDE, 1999).

O emprego do cavalo de forma terapêutica tem seu nascimento paralelamente na história das civilizações. A mitologia, exemplificada na figura do centauro, um ser parte homem, parte cavalo, nas descrições rupestres, que tipificam e registra o cavalo em seu ambiente natural e em consonância terapêutica com os seres humanos, Severo (2010).

. Nos tempos de Hipócrates(458-370 a.C.) já era utilizada para a prevenção da insônia, entre outros males, e na recuperação de militares acidentados na guerra. Asclepíades de Prússia(124-40 a.C.) aconselhava a equitação como tratamento para epilepsia em diversos casos de paralisia. Novas referências à equoterapia só voltam a surgir no século XIV. Goethe a considerava benéfica na distensão de sua coluna vertebral, em razão das oscilações a que era submetido o cavaleiro. Depois de um novo período de indiferença e pouca consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com