TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lei sobre a prestação de assistência a pessoas com necessidades especiais

Artigo: A lei sobre a prestação de assistência a pessoas com necessidades especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Um assunto sempre lembrado nos meios educacionais é a questão dos alunos com necessidades especiais. Não por acaso, no Brasil há 27 milhões de portadores de algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE, e uma boa parte deles em idade escolar. Estamos falando nas pessoas com limitações auditivas, visuais, físicas, de locomoção, de expressão e de natureza mental.

Aos educadores, antes de falarmos nas questões legais atinentes a esse público, vale destacar que o ensino a alunos com essas características representa, ao mesmo tempo, um desafio e uma realização, pois a inclusão tem se mostrado uma experiência enriquecedora tanto para o educando como para os colegas não portadores de deficiência, e até mesmo para os professores.

Encontramos na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) a previsão de atendimento aos portadores de necessidades especiais. Nos Artigos 58 a 60, essa modalidade é chamada de “Educação Especial” e inclui serviços de apoio específicos para as peculiaridades dos alunos. De acordo com a norma, a educação será ministrada em classes especializadas, sempre que não for possível a integração nas classes comuns do ensino regular.

Nesse aspecto, têm crescido nos últimos tempos as vozes a defenderem a inclusão como prioritária em todos os casos. O Ministério Público Federal chegou a editar uma cartilha com o apoio do MEC defendendo a matrícula obrigatória dos alunos com necessidades especiais em escolas regulares, inclusive com penalizações para pais e educadores que não o fizerem. Em que pese a boa intenção dos promotores ao defender os direitos desse segmento da sociedade, é um fato inegável que determinados graus de deficiência teriam atendimento impraticável pela rede comum. Ainda que a convivência proporcione ganhos evidentes aos demais alunos ao valorizar a diversidade e estimular a colaboração, o educando propriamente dito poderá ser prejudicado em alguns casos, sempre que a instituição de ensino e o corpo docente não estiverem preparados para atendê-lo em suas especificidades.

Mas que fique claro: estamos falando em níveis avançados de deficiência, que praticamente inviabilizam uma convivência regular e a assimilação do aprendizado numa sala comum. Essa exceção não deve ser tomada como regra, nem como uma simples desculpa para o amadorismo de algumas instituições, que infelizmente discriminam portadores de necessidades especiais.

Por esse motivo, a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina:

Art. 54 - É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Notamos aqui o vocábulo “preferencialmente” como um reconhecimento do legislador sobre o teor das diferenças de cada aluno portador e, por isso mesmo, aceitando a hipótese de que a rede regular seja insuficiente para suprir algumas necessidades.

Observemos também que a própria lei garante ao aluno com essas características um atendimento educacional especializado. Uma vez que ele tenha condições de assimilar as disciplinas regulares da grade curricular em uma escola comum, nada impede que as aulas específicas para suprir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com