TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para o desenvolvimento sustentável

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO - TG[pic 1]

Aluno(s):

       EDUARDO DIAS DA LUZ RA 1739033

                                POLO

                                SÃO JOSÉ I – CAMPINAS

                                2017

Pergunta: 

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A inclusão de educação ambiental, seja ela nos mais baixos níveis escolares ou não, é a esperança para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, tendo em vista que as crianças são consideradas promessas de um mundo melhor visando um futuro próximo.

É preciso entender que o objetivo imposto nos baixos níveis de escolaridade é demonstrar que as questões ambientais são complexas e ao mesmo tempo desafiadoras e isto exige que sejam adquiridas experiências teóricas e práticas. Desta forma percebe-se a real necessidade da participação tanto do indivíduo como do coletivo.

Tendo em vista a intensa vontade de preservação dos recursos naturais, percebe-se a necessidade imediata de educar as crianças, mudanças de atitudes e decisões colaborativas, uma vez que as mesmas tem um rápido aprendizado, caracterizando uma situação oportuna para mudar a frágil instabilidade ambiental.

        Mudanças profundas no modo que a educação é praticada hoje em dia é necessário. Aos poucos os modelos escolares vêm estabelecendo e inserindo essas discussões, seja no ensino de base, ensino médio ou ensino superior. Assim, de alguma forma, essa disciplina conversará sempre com as demais áreas das ciências e suas correlatas e com alguns temas transversais, tais como: ética, cidadania e meio ambiente.

        A inclusão da Educação Ambiental nas escolas não deve ser apenas com a intenção de agregar conhecimento aos alunos, e sim despertá-los desde os primeiros anos de escola a buscar valores sociais, conduzindo-os a uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Estes alunos se tornarão adultos com a consciência voltada para o desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com