TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCACIONAIS

Por:   •  8/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO DE PEDAGOGIA

AMANDA DOS SANTOS ROCHA BRUNA STEPHANIE DE MENEZES MEIRELES

CARLA MARIA CAVALCANTE CASTRO DOMITILA DA SILVA PEREIRA

ERIKA SANTANA DE LIMA GREYCE NUNES DA CRUZ IRLANDIA MARIA GOMES E SOUZA KATIANA CAMPELO RODRIGUES MARIA ANTONIETA CRUZ SILVA NOÉ SILVA DE SÁ

VIVIANE SANTOS CARNEIRO

HABILIDADES SOCIAIS EDUCACIONAIS:

Uma para capacitação profissional

MANAUS – AM 2019

AMANDA DOS SANTOS ROCHA BRUNA STEPHANIE DE MENEZES MEIRELES

CARLA MARIA CAVALCANTE CASTRO DOMITILA DA SILVA PEREIRA

ERIKA SANTANA DE LIMA GREYCE NUNES DA CRUZ IRLANDIA MARIA GOMES E SOUZA KATIANA CAMPELO RODRIGUES MARIA ANTONIETA CRUZ SILVA NOÉ SILVA DE SÁ

VIVIANE SANTOS CARNEIRO

HABILIDADES SOCIAIS EDUCACIONAIS:

Uma para capacitação profissional

Projeto Lata das letras: Uma estratégia lúdica de letramento para crianças com TDAH, apresentado à Universidade Paulista - UNIP para obtenção de nota referente ao componente Pedagogia Interdisciplinar.

Professora: Claudia de Lima Cavalcanti

MANAUS – AM 2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. OBJETIVOS        05
  3. JUSTIFICATIVA        05

4 PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE ..............................................................................

  1. TRABALHO DE CAMPO        10
  2. CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

A iniciação no processo de formação do conhecimento começa desde o nascimento, é a partir desse momento que a criança passar a interagir no ambiente em que vive. Lima (1994, p.63) afirma que “(...) quando ela leva um objeto à boca, quando agarra, puxa e encaixa objetos, quando ouve e imita sons, etc., ela está lendo...”. Neste sentido, Gomide (2003) salienta que a infância é descrita como uma fase decisiva para a aprendizagem e o aperfeiçoamento das habilidades sociais. Essa construção dar-se através da interações entre familiares, amigos e com a comunidade, concomitantemente, ocorrem falhas apresentando déficits nas habilidades sociais.

DEL PRETTE & DEL PRETTE (2005) destaca que para lidar com os desafios e demandas atuais, a criança precisa desenvolver não só habilidades sociais elaborada, mas também uma competência social, considerada um indicador bastante preciso do ajustamento psicossocial e de perspectivas positivas para o desenvolvimento, caso ao contrário pode surgir sintomas ou ligações com problemas psicológicos. Juntamente com isso, vem a tona o desafio da construção do perfil profissional, sua base é a sala de aula “mas que se amplia para o desenvolvimento do projeto educativo da escola, para a produção, sistematização e socialização de conhecimentos pedagógicos e para a participação em discussões da comunidade educacional” (WEISZ & SANCHER 2019, p. 7).

Este projeto propõe demonstrar a importância e a necessidade de desenvolver habilidades sociais educativas nos futuros profissionais que “são aquelas intencionalmente voltadas para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem do outro, em situação formal ou informal” (SILVIA & DIAS 2012, p. 40). Para isso será utilizado o jogo a lata das letras.

OBJETIVO GERAL

Potencializar através do jogo lata da letras as habilidades sociais educacionais dos acadêmicos de pedagogia da sala C202.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discorrer sobre a importância das habilidades sociais .
  • Utilizar o jogo lata das letras como estratégia de treinamento para futuros profissionais.

JUSTIFICATIVA

Com o avanço tecnológico, vivemos em uma sociedade que se modificações diariamente, exigindo, enquanto profissionais, permanecemos em constantes atualizações para

que possamos atender e entender as necessidades dos alunos, essas estão ligadas as diversas formas de comportamentos:

as crianças vivem situações complexas: são pressionadas por diversos tipos de grupos; percebem regras sociais contraditórias na escola e na família; convivem com diferentes valores; defrontam-se com uma realidade violenta exibida diariamente pelos meios de comunicação. De um lado, vivem sob constantes cobranças e, de outro, identificam uma permissividade que as deixa perplexas. (DEL PRETTE & DEL PRETTE 2005, p. 15)

Esses autores afirmam, quando a criança entra na escola, ela passa a transitar em dois ambientes formativos, família e a escola, ambos são articulados e interdependentes que constitui um sistema mais amplo, com normas e expectativas comuns e particulares a cada um deles. “A escola constitui um espaço essencialmente interativo e reconhecidamente relevante para o desenvolvimento interpessoal da criança” (DEL PRETTE & DEL PRETTE 2005, p. 62)

A legislação atual, reafirma esse conceito, por exemplo, na Constituição Federal no seu art. 205 diz “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Já, na Lei de Diretrizes e Bases em seu art. 2º “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. E na Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (137.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com