TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  17/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  4.522 Visualizações

Página 1 de 3

Com base nas leituras propostas, responda:

  1. Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto.

Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos? Apresente uma justificativa.

  • Fatores de risco individuais ou pessoais.

São fatores intrínsecos, o trabalhador já possui esse elemento, como exemplo a idade, sexo, antropometria, repertório genético, doenças crônicas e ou condição de saúde, tabagismo, nível de escolaridade, hobbies, dupla jornada, treinamento, satisfação no trabalho e perfil psicológico.

  • Fatores de risco psicossociais ou organizacionais.

Os fatores psicossociais são compostos por fatores organizacionais como, tipo da organização no trabalho, longas jornadas, falta de autonomia, relacionamento com chefia e com colegas de trabalho, insegurança relacionada ao trabalho ou cultura empresarial. Fatores como clima de alta competitividade ou recessão econômica também podem ter efeito negativo no local de trabalho.

  • Fatores de risco físicos ou biomecânicos.

Os fatores de risco biomecânicos estão ligados a problemas musculoesqueléticos relacionados ao trabalho devido a reações adversas do organismo em resposta as exigências biomecânicas de cada atividade. Como exemplo a postura, força e quantidade de repetições.

Os fatores de risco necessitam ser estudados de maneira que não prejudiquem o trabalhador e seu empregador. Alguns fatores podem ser evitados e ou concertados outros são de certa forma difíceis para mudar. Os fatores de risco individuais em sua maioria já estão fixados no indivíduo, seria difícil solicitar a uma mãe de família não realizar sua dupla jornada tendo que ao chegar a casa tem seus compromissos domésticos ou doenças pré-existentes que de certa forma influencia sua produtividade no trabalho. Os fatores psicossociais podem ser trabalhados no ambiente de trabalho com profissionais como psicólogo, terapeuta educacional e o próprio professor de educação física podem auxiliar no relacionamento entre os colegas, junto a chefia tentando rever jornadas e possíveis trocas de posto e em alguns casos como recessão e crise infelizmente dependem de fatores político-sociais. Os fatores de risco físico quando bem avaliados e tratados podem ser em grande parte evitada, quando de um diagnostico bem feito, planejamento ergonômico de locais de trabalho, bem como maquinas e ferramentas ergonomicamente preparadas para aquele tipo de trabalho e trabalhador.

  1. Para que serve os EPIs e como devem ser escolhidos esses equipamentos? Quando e como devem ser usados?

O EPI ou equipamento de proteção individual serve para a proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e saúde do trabalhador. Os equipamentos devem ser escolhidos de acordo com os riscos existentes que não podem ser evitados por outros meios, o equipamento deve garantir a sua função, levando em conta a natureza e dimensão dos riscos a que se propõe proteger.

O equipamento individual deverá ser usado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que a atividade é desenvolvida, ou seja, quando as medidas de proteção coletivas não forem possíveis, eficientes e suficientes para a diminuição dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho e ou doenças profissionais e do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com