TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos – Objetivos Educacionais

Por:   •  2/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Esportes coletivos são modalidades onde existe a participação de duas ou mais pessoas, contra a outra equipe. Seja ele, esporte em equipe, ou em grupo. O esporte coletivo pode ser jogado em diferentes áreas: campo, areia, gelo, quadra, entre outros.

Os esportes coletivos ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais parte da cultura humana de movimento, com a pratica da sua modalidade aumentando cada vez mais, ele também tem sua boa parcela de representação quanto ao ensino educacional para todas as faixas etárias e estudo de educação física. Os esportes coletivos são conteúdos de ensino trabalhados amplamente nas aulas de Educação Física e em ambientes pedagógicos estruturados exclusivamente para o ensino desses esportes, às vezes, com a finalidade única de competição esportiva de performance de alto rendimento. Sendo assim, entendemos que seja necessária uma especial atenção na forma de ensiná-lo, principalmente para aqueles profissionais em formação, pois devemos concordar que esse conteúdo, se ensinado de forma adequada na iniciação, poderá influenciar positivamente na formação da personalidade dos aprendizes. O que nos leva como futuros profissionais da área a avaliar alguns fatos.

TANTO PARA A CRIANÇA QUANTO PARA O ADULTO

As crianças que iniciam a pratica de esportes, seja com acompanhamento ou por incentivo dos pais ou ate próprio, desenvolvem uma serie de habilidades tanto cognitivas como motoras, para seu desenvolvimento como adulto.

O nível de aprendizado tem muitas variáveis, como o grau de maturidade, a qualidade do ensino e a dificuldade das atividades que lhe são atribuídas.

Ao aprenderem algo novo, aprendem o respeito ao corpo, a autoestima, aprendem a trabalhar o equilíbrio emocional como autocontrole, autoconfiança, nervosismo e ansiedade, também a reconhecer o outro, saber compartilhar e o trabalho em equipe, além do espírito de liderança.

Já os adultos, aprendem o trabalho em equipe e cooperação, caso não tenham aprendido nas primeiras fases da vida, também notáveis mudanças positivas de humor, melhora na autoconfiança e nas mulheres uma diminuição na tensão pré-menstrual e de sentimentos como depressão tanto nos homens como nas mulheres.

E principalmente o prazer por realizar algum exercício físico e contato social com o outro, sendo forçado a criar estratégias e enfrentar situações de rápida decisão.

Promover saúde e relações sociais seja em ambiente domestico ou em ambiente profissional.

Mesmo com os benefícios da pratica de esportes coletivos, existem poucos estudos que mostram que ex-atletas sendo afastados ou interrompidos de seus esportes, mostrem alguma alteração nos benefícios como o controle da ansiedade, resiliência ou qualidade de vida.

Porem há estudos que mostram que atletas têm maiores níveis de qualidade de vida do que não atletas, seja no âmbito mental ou físico.

ABORDAGENS NA ESCOLA

Os esportes coletivos na escola tem sido alvo de grande debate, sua pratica pode ajudar os alunos a desenvolverem importantes conceitos como trabalho em equipe, história dos esportes, pericia em varias modalidades e como se portar em grupo. Além de oferecer a oportunidade de todos terem acesso ao esporte e pratica-lo, resolver situações problema do cotidiano, desenvolver os domínios e incentivam o exercício tanto físico quanto mental do aluno que dependendo de sua dedicação pode até se tornar um grande campeão um dia, além disso, torneios interclasses nas escolas podem ajudar os alunos a interagirem com seus colegas fora da sala de aula, contribuem para a construção da disciplina e do senso de responsabilidade do aluno.

Não existe uma faixa etária adequada para se aplicar alguma modalidade, mas deve ser adaptado de acordo com a capacidade do individuo. É importante que cada um evolua no seu ritmo, mas que alcance o objetivo.

Ao trabalhar com as crianças deve-se ensinar sobre técnicas, conceitos de saúde e historia do esporte. E dentro desse tema analisar o que é mais importante para cada turma, como por exemplo, em uma classe que geram conflitos, fazer uma atividade que reflita sobre respeito aos colegas.

Os campeonatos devem ser organizados de forma que todos possam participar, sem exclusão, e claro com adaptações de acordo com as capacidades físicas e mentais.

A organização será de acordo com o objetivo e sempre misturar as equipes, meninos e meninas, mais e menos habilidosos, diferentes portes físicos, assim todos treinam as diversas habilidades.

O professor deve observar as atividades e analisar se está adequada e se está motivando os alunos no decorrer da atividade. Também deve esclarecer as regras e saber resolver os conflitos. A arbitragem pode ficar por conta dos alunos, assim aprendem a tomar decisões e respeitar as regras preestabelecidas. Em determinados movimentos os alunos podem identificar as capacidades como coordenação, velocidade, força, resistência, flexibilidade, onde as crianças podem ser questionadas para que consigam se sair cada vez melhor.

NA MEIA IDADE

A velhice é um processo natural, inerente ao ser humano e faz parte da vida, o envelhecimento, portanto, não se trata de uma patologia, mais sim de um declínio ocorrido ao longo de sua existência por suas evoluções na vida. No sentido biológico tratasse de um declínio nas capacidades musculares, respiratórias e o enfraquecimento da memória que acaba gerando curiosidade para um estilo de vida mais saudável e duradouro.  

Quanto ao estilo de vida mais saudável, a prática de atividade física tem sido referida como uma forma ativa de envelhecer com saúde, gerando no idoso maior autonomia e independência, ampliação nas relações sociais, aprimoramento do estado psicológico e melhora da aptidão funcional, ou seja, as atividades diárias se tornam mais fáceis. Com a pratica de esportes coletivos há ganhos de musculatura e perca de atrofiamentos, aumento de resistência física, com o aumento de massa magra aumentasse os ganhos na autoestima e a meia idade não é mais vista como frágil e “descartável”.

É fundamental adaptar regras e os movimentos de esportes para que os idosos possam continuar praticando e contribuindo para sua própria saúde, sendo também o esporte coletivo um meio de fazer o praticante se sentir bem, independente da sua idade.

EXEMPLOS DE ESPORTES COLETIVOS

Futebol: Esporte com duas equipes, com 11 jogadores para cada time. A bola é um material principal nesse jogo, o formado do campo é retangular e chama-se gramado. Os jogadores de linha são proibidos de utilizar os braços para manipular a bola. O jogo tem seu objetivo que é passar a bola para a linha adversária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com