TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Objetivos educacionais

Seminário: Didatica Objetivos educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 2

Objetivos Educacionais

O termo objetivo em se tratando de enciclopédia, diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido é sinônimo de alvo tanto como fim a atingir (lugar ou objeto) como ponto de mira de uma arma ou projétil, mas para nós em se tratando de educação podemos dizer que Objetivo “É a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa Atividade”

Portanto, objetivos educacionais são resultados desejados para a ação educativa, em que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.

A elaboração do plano de ensino e a definição de objetivos tornaram-se importantes sobre tudo a parte da ampliação do conceito de aprendizagem, pois atualmente aprender é considerado algo mais do que a simples memorização de informações. A formulação de objetivos de ensino consiste na definição de todos os componentes, digo comportamentos de ordem a modificar-se como resultado da aprendizagem.

Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida de uma cultura, representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade espera formar.

Objetivo é a descrição clara do que pretende alcançar como resultado da nossa atividade. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atenção pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos.

Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis.

• Objetivos gerais.

• Objetivos específicos.

Objetivos Gerais expressam propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino, diante das exigências postas pela realidade social e diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos. Os objetivos Gerais, definem, em grandes linhas, perspectivas da prática educativa na sociedade brasileira, que serão depois convertidas em objetivos

específicos de cada matéria de ensino, conforme os graus escolares e níveis de idade dos alunos.

Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de abrangência, do mais amplo ao mais específico:

a) pelo sistema escolar, que expressa as finalidades educativas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade;

b) pela escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar; (Projeto Político Pedagógico).

c) pelo professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

Objetivos Específicos de Ensino determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referentes a conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão / assimilação ativa das matérias de estudo. Estes devem ser vinculados aos objetivos gerais sem perder de vista a situação concreta (escola, matéria, alunos) em que serão aplicados. Norteiam, de forma mais direta, o processo ensino aprendizagem.

Na redação dos objetivos específicos, o professor transformará tópicos das unidades de ensino, em proposição (afirmação), onde se expresse o resultado esperado, que deve ser atingido por todos os alunos ao final daquela unidade. Os resultados podem ser de:

CONHECIMENTOS (conceitos, fatos, princípios, teorias, interpretações, idéias organizadas, etc.).

HABILIDADES (o que o aluno deve aprender para desenvolver suas capacidades intelectuais: organizar seu estudo ativo e independente; aplicar fórmulas em exercícios; observar, coletar e organizar informações sobre determinado assunto; raciocinar com dados da realidade; formular hipóteses; usar materiais e instrumentos como, dicionários, mapas, réguas, etc.).

ATITUDES, CONVICÇÕES E VALORES que se deve desenvolver em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social (atitude cientifica, consciência crítica, responsabilidade, solidariedade, etc.)

ETAPA 3

Procedimentos e Recursos de Ensino

A aprendizagem acontece quando o aluno participa do processo do conhecimento. Por isso aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir, é pensar, refletir.

O método didático mais adequado à aprendizagem de certo conteúdo é aquele que ajuda o aluno inserir novos conhecimentos de forma ativa, e construtiva, incentivando o pensamento. O professor pode usar os mais variados métodos de ensino a seus alunos. No entanto, existem dois princípios pedagógicos principais que devem ser postos em práticas. São eles:

a) A aprendizagem será mais eficiente, se o aluno puder construir o objeto de ensino por meio de sua atividade mental.

b) A aprendizagem será mais significativa se o ensino partir das experiências anteriores do aluno.

Com base nesses princípios pedagógicos o grupo definiu as técnicas e procedimento de ensino-aprendizagem adequado ao conteúdo e público selecionado: Procedimentos de ensino-aprendizagem sócio-individualizantes.

Método de projetos

O método de projetos foi criado por Willian Kilpatrick. Ele idealizou esse sistema didático baseando-se no pensamento pedagógico de John Deweey. Esse filósofo e educador afirmava que o interesse do aluno não se contrapõe ao esforço, mas são duas faces de uma realidade.Para Dewey, o que se chama de interesse é aspecto interno da experiência, o que estimula o educando e assim é por ele sentido.

Desse pressuposto geral afirma a ligação entre interesse e esforço:

a)A aprendizagem deve realizar-se através da atividade do próprio educando.

b) O trabalho educativo deve adequar-se aos níveis do desenvolvimento do aluno.

c)A educação não é uma preparação para uma vida futura, mas é a própria vida.Vida e educação torna-se uma mesma coisa.

d)A informação é procurada e pesquisada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com