TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Educacionais

Abstract: Objetivos Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Abstract  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivos Educacionais

A educação, sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a atuação de educadores e educandos esta voltada para a consecução de objetivos.

Por isso o professor consciencioso ,quando entra numa sala de aula ,geralmente sabe o que pretende conseguir, isto é, ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de maneira implícita, os objetivos a serrem atingidos. Ele sabe que desenvolver um trabalho sem ter um alvo definido, corre o risco de fracassar, assim como um barco sem rumo corre o perigo de perder se em alto mar,. Mas não basta ter apenas uma vaga noção dos objetivos. É preciso explicita – lós ,isto é , especifica-los de forma clara e precisa ,para que eles possam realmente orientar e direcionar as atividades de ensino e aprendizagem.

Objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado. Objetiva ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar coma atividade pedagógicos.

Objetivos gerais-São aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo.

Objetivos específicos-São aqueles definidos especificamente para uma disciplina.

A concepção tecnicista da educação enfatizava o papel do especialista de educação como planejador, e do professor como o elemento que iria operacionalizar esse planejamento. Valorizava muito o produto educação.

No que se refere à função dos objetivos específicos, podemos dizer que a elaboração deste tipo de objetivos ajuda o professor a:

¬-Definir os conteúdos a serem dominados, determinando os conhecimentos e conceitos a serem adquiridos e as habilidades.

-Estabelecer os procedimentos de ensino selecionar as atividades e experiências de aprendizagem mais relevantes.

-Determinar o que e como avaliar, isto é, especificar o conteúdo da avaliação e construir os instrumentos mais adequados.

- Fixar padrões e critérios para avaliar o próprio trabalho docente.

-Comunicar de modo mais claro e preciso seus propósitos de ensino aos próprios alunos, aos pais e a outros educadores.

Ressaltando que o educador não deve formular apenas objetivos referentes a conhecimentos de fatos específicos, em detrimento daqueles que enfatizam as operações cognitivas. Deve-se valorizar mais os objetivos que focalizam os processos mentais superiores (compreensão, aplicação, analise, síntese, e julgamento), pois estes são mais uteis e significativos para a aprendizagem.

Conteúdos de Ensino

O movimento da Escola Nova, em oposição à escola tradicional, valorizou mais os métodos e as técnicas de ensino, em detrimento do conteúdo a ser ensinado. Mas os conteúdos são importantes à medida que constituem a tessitura básica sobre a qual o aluno constrói e reestrutura o conhecimento.

Assim sendo, de acordo com Walter Garcia, conteúdo e tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo estas a formação das novas gerações.

Por outro lado Turra e seus colaboradores afirmam que os conteúdos são vistos como um meio para a concretização da aprendizagem:

-desenvolvimento de processos mentais;

-tratamento da informação;

Existem duas modalidades de organização do conteúdo:

• Programa escolar oficial- É o guia que traça em linhas gerais os fins e os conteúdos da ação educativa para um determinado grau de ensino.

• Programa pessoal de cada professor- É o plano de ensino de cada professor, que pode ser anual, mensal ou semanal. Esse plano operacionaliza as diretrizes curriculares do sistema de ensino e especifica os objetivos e conteúdos da ação educativa.

O conteúdo a serem selecionados a ser ensinado o professor deve basear-se nos seguintes critérios:

• Validade- Deve haver relação clara e nítida entre os objetivos a serem atingidos com o ensino e os conteúdos trabalhados.

• Utilidades- O critério de utilidades esta presente quando há possibilidade de aplicar o conhecimento adquiridos em situações novas.

• Significação-Um conteúdo será significativo e interessante para o aluno o quando estiver relacionado às experiências por ele vivenciadas.

• Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno- O conteúdo selecionando deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas.

• Flexibilidade critério de flexibilidade estra sendo atendido quando houver possibilidade de fazer alterações nos conteúdos selecionados, suprindo itens ou acrescentado novos tópicos.

O conteúdo deve apresentar uma sequencia. A ordenação é feitas em dois planos:

a) No plano temporal, dispondo os conteúdos ao longo das series.

b) No plano de uma mesma serie, fazendo a relação de uma área com a outra.

Os critérios e os princípios de organização são formas de estabelecer ligações entre os conteúdos, visando conseguir uma a ordenação afetiva. Mas na organização dos conteúdos, devemos também considerar os elementos estruturais dessa ordenação.

Tendências pedagógicas em liberais e progressistas.

A. Pedagogia Liberal;

1. Tradicional;

2. Renovada-progressista (Escola nova);

3. Renovada não diretiva;

4. Tecnista;

B. Pedagogia progressista o como: fazer prova fazer exames, atribuir nota, repetir ou passar de ano.

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação e concebida como a vivencia de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando.

A educação renovada não mudou apenas os métodos de ensino, que se tornam ativa, mais influiu também sobre a concepção de avaliação. a avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com