TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido lutas

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Componente Curricular: LUTAS - Turma: Monteiro/PB

Professora: Roseane Barros

ALUNOS: Luis Antônio Barbosa             MATRÍCULA: 152150471

ESTUDO DIRIGIDO – 10/11/2018

De acordo com exposto nas aulas, responda as seguintes questões:

  1. O que está disposto no art. 1o da Resolução CONFEF 46/2002? Explique.
  2. Qual a definição que o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Educação Física referência o conteúdo lutas?
  3. As lutas são divididas em duas vertentes, orientais e ocidentais, disserte sobre cada uma.
  4. Cite 10 das lutas mais conhecidas no mundo:
  5. Quais são as Lutas que estão inseridas nos Jogos Olímpicos de Verão? Disserte sobre cada uma.
  6. Quais as Lutas Indígenas mais praticadas? Disserte sobre elas.
  7. Por que, no ocidente, principalmente, as lutas são consideradas como estilo de vida através de sua prática em prol da qualidade de vida?
  8. Qual o conceito de capoeira e como você visualiza essa luta em seu contexto?
  9. Onde e quando foram registradas as primeiras ações dos “capoeiras” no Brasil?
  10. Como você incorporaria o conteúdo lutas nas suas aulas de educação física na escola? Disserte.

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Componente Curricular: LUTAS - Turma: Monteiro/PB

Professora: Roseane Barros

Respostas

  1. Até o advento da Lei nº 9.696/98, a profissão do profissional da Educação Física não era regulamentada. E como consequência disso, qualquer pessoa, sem a devida formação superior naquela área do conhecimento, podia exercer a profissão de "professor" de Educação Física, "professor" de academia de musculação, técnico de futebol coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
  2. O Parâmetro Curricular Nacional (PCN) define as Lutas como: disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de DESEQUILÍBRIO, CONTUSÃO, IMOBILIZAÇÃO ou EXCLUSÃO de um determinado espaço na COMBINAÇÃO DE AÇÕES DE ATAQUES E DEFESAS. Caracterizam-se por uma regulação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos de Lutas as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da Capoeira, do Judô e do Karatê. (BRASIL, 1998 p. 70)
  3. As lutas ocidentais, são referentes as lutas mais modernas, como Boxe, Kickboxe, Capoeira e etc. Nesse tipo de luta, é comum ser utilizado o uso de alguns instrumentos, como temos o Boxe que utiliza a luva por exemplo. Nesses tipos de luta a roupa é mais leve. As lutas orientais, são mais antigas, porém não são menos conhecidas de jeito nenhum, alguns exemplos de luta oriental são o muito conhecido Judô, o Taekwon-do da Coréia, o Kung-Fu da China entre outros. Nesse tipo de luta não se usa nenhum instrumento tanto de defesa, quanto de ataque, nessas lutas a roupa tipica é o Kimono.
  4. Jiu-jitsu, Muay Thai, Karate,Capoeira,Judô,Tae Kwon Do, Boxe, Kung Fu, esgrima, judô.
  5. A ESGRIMA: Para os povos da Antiguidade, o manuseio da espada era fundamental, tendo em vista as constantes guerras e batalhas travadas. Mas as armas também tinham caráter lúdico. No Egito antigo, por exemplo, as disputas com objetos que mais pareciam lanças serviam de comemoração para vitórias nas guerras. Naturalmente, as espadas evoluíram ao longo dos anos, tornando-se mais leves e mais fáceis de manusear. A invenção da pólvora, no entanto, reduziu a utilização das lâminas em batalhas. Restou ao lado esportivo manter a tradição viva.  BOXE: Há registros longínquos da existência do boxe já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. A história do boxe, no entanto, é cheia de altos e baixos. Embora tenha feito parte das Olimpíadas da Grécia Antiga, quando os lutadores apenas protegiam as mãos com pedaços de couro, o boxe chegou a morrer. Com o fim do império, o boxe “hibernou” por um bom tempo. Foi reaparecer no século 17, na Inglaterra. Em 1880, passaram a ser organizadas competições amadoras da modalidade nas categorias Galo (até 54kg), Pena (até 57kg), Leve (até 63,5kg), Médio (até 73kg) e Pesado (qualquer peso).  JUDÔ: A palavra “Judô” tem o significado de caminho da suavidade, onde o “Ju” significa suavidade e o “Dô” caminho no sentido de disciplina. Foi criado pelo Sensei (professor/mestre) Jigoro Kano em 1882, tem como principais objetivos o fortalecimento físico, mental e espiritual de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Jigoro Kano procurou encontrar explicações aos golpes, baseados em leis de dinâmica, ação e reação, de tal modo que selecionou e classificou as melhores técnicas do Jiu-Jitsu. Assim nasceu o Judô, enfatizado no ataque aos pontos vitais, nas lutas de solo e nos golpes de projeção. Seus princípios básicos trabalham com o equilíbrio, a gravidade e o sistema de alavancas nas execuções dos movimentos lógicos (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE JUDÔ, 2014).

A LUTA OLÍMPICA – Luta Livre / Luta Greco-Romana A Luta Livre tem sua origem na Grécia Antiga. Assim como o pancrácio, a luta livre também era um esporte importante nos festivais gregos. Era parte do Pentatlo na Grécia Antiga, um campeonato atlético que também incluía corrida, saltos, lança e lançamento de discos. Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este apreço pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Olímpicos a partir de 704 a.C. As competições de luta livre são até mencionadas na literatura grega, incluindo a Odisseia de Omero, que data de 800 a. C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (308.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com