TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágios da Aprendizagem Motora, Fundamentos da Iniciação Esportiva

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Polo Glória de Dourados

Licenciatura em Educação Física

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Metodologia do Ensino de Ginástica; Metodologia do Ensino do Atletismo; Metodologia do Ensino da Ginástica Rítmica e Dança; Aprendizagem Motora e Psicomotricidade; Fundamentos da Iniciação Esportiva; Seminário Interdisciplinar 3

 

GRUPO

Danieli Gomes Eifler – RA: 2914608719

Gabriela Pacagnella Sanchez – RA : 2451473713

Josélia Aparecida Lima – RA : 2451460180

Josiele Aparecida Trindade Pratis – RA : 2931637334

Vanessa Cristina de Freitas – RA : 2782561443

Estágios da Aprendizagem Motora, Fundamentos da Iniciação Esportiva.

Tutora EaD: Lucinéia Pereira

Glória de Dourados - MS

2019


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        ESTÁGIOS DA APRENDIZAGEM MOTORA E INICIAÇÃO ESPORTIVA        5

2.2        ANÁLISE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA        7

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

A iniciação esportiva é a fase que a criança começa a aprender práticas esportivas de forma organizada e orientada. Compreender a fase que a criança se encontra é fundamental para aplicação de atividades corretas e fundamentadas. A faixa etária de 6 a 12 anos, é uma etapa que processo de desenvolvimento esportivo mais abrangente e excelente para melhora.

        A criança está com habilidades básica de manipulação, locomoção e estabilização. Neste contexto, de acordo com Greco e Benda (1998) fica claro que dos 6 aos 12 anos, busca desenvolver de forma geral as capacidades motoras e coordenativas, contudo, é correto constatar que partir para lado lúdico ajuda no andamento do processo.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Estágios da aprendizagem motora e iniciação esportiva

        Segundo Mutti (2003), crianças de 6 a 10 anos é fundamental nessa fase que tenha atividades com repetições organizadas, sendo com procedimentos que motivem e aprimore práticas e comportamentos para que levem para a vida. Para a faixa etária de 11 e 12 anos, existe a capacidade de aprender sendo assim essencial trabalhar para que não se torne a aquisição de movimento automatizada de forma errada. O autor deixa claro que cada fase necessita de uma dedicação, assim se faz da responsabilidade do conhecimento passado.

        O autor deixa claro que a melhor maneira de compreender esse processo é considerar que na faixa etária existe a necessidade de desenvolver aspectos motores fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem. Não se trata de apenas aplicar conteúdos, mas que estes conteúdos contenham informações e conhecimentos objetivos.

Segundo Greco e Benda (1998, p. 67), "Nestas faixas etárias, o ensino-aprendizagem-treinamento deve ser administrado conforme a idade e o nível de experiência motora".

        Para que tenha desenvolvimento é fundamental conhecimento sobre a faixa etária de 06 a 12 anos, nesse sentido, pode-se dizer que seu objetivo é enfatizar aspecto motor. Diante disso, vale considerar que uma orientação propicia para os indivíduos deve ser clara e evidencia, por exemplo, que todo aprendizado será reflexo no futuro.  Devido à grande popularidade do esporte em todo país, muitas crianças têm procurado a prática esportiva em idades cada vez mais precoces, sobretudo em modalidades esportivas amplamente divulgadas na mídia e com forte impacto cultural, como é o caso do futebol. Embora a iniciação esportiva possa proporcionar vivências positivas para o desenvolvimento motor da criança, sabe-se que a especialização precoce também pode trazer diversas complicações para o desenvolvimento infantil (FERRAZ, 2009).

        O desenvolvimento motor é entendido como as “alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente” (GALLAHUE e OZMUN, 2005, p.25).

        Embora as alterações relacionadas ao desenvolvimento motor possam ocorrer ao longo da vida do indivíduo, é na infância que ocorre a aquisição do repertório motor que servirá de base para as outras fases. É neste período que a criança adquire o domínio de seu corpo em diversas posturas, aprende a se locomover pelo ambiente de diferentes formas e a manipular variados tipos de objetos (SANTOS et al., 2004).

  1.  ANÁLISE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA

  • SITUAÇÃO SP1

ROLAMENTO PARA TRÁS

        Descrição do movimento:

        O movimento tem início da posição agachada de costas para o solo, apoiando-se na ponta dos pés e as mãos sobre os ombros, com as palmas voltadas para cima. Desequilibre o corpo para trás encostando os quadris no solo e mantendo o queixo encostado no peito, na posição de uma bola. Realize o giro sobre o quadril fazendo com que a região das costas toque o solo na sequência. Assim que as costas tocarem o solo, já está na hora de colocar as palmas das mãos sobre ele. Não se esqueça de manter o corpo como uma bola.  Quando o quadril deixar de tocar o solo, você deve usar os braços para auxiliar o movimento. Assim evita-se que a cabeça toque o solo. Após completar o giro, apoie-se na ponta dos pés e volte à posição agachada com os braços estendidos para frente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com