TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIOS DA APRENDIZAGEM MOTORA E INICIAÇÃO ESPORTIVA

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Estágios de aprendizagem motora e iniciação esportiva        4

2.2        situações problemas        6

2.2.1        Situação Problema 1        6

2.2.1.1        Resolução da Situação Problema 1 – Rolamento pra frente        7

2.2.2        Situação Problema 2        8

2.2.2.1        Resolução da Situação Problema 2 – saltos        8

2.2.3        Situação Problema 3        9

2.2.3.1        Resolução da Situação Problema 3 – salto em distância        9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão, partindo de referências teóricas, tentando demonstrar a importância da compreensão por parte do profissional de Educação Física dos estágios de aprendizagem motora, suas características e descrever determinadas habilidades motoras de algumas modalidades esportivas, a fim de auxiliar na melhor obtenção de resultados com os alunos na iniciação esportiva.

Deve-se compreender que “Movimento é vida. […] Quando compreendemos o processo de desenvolvimento de um indivíduo típico, assimilamos orientações fundamentais importantes para a eficácia do ensino e da aprendizagem” (GALLAHUE; OZMUN, 2003, p. 21).

O trabalho, ainda, é dividido em duas partes, a primeira é uma reflexão teórica baseada em artigos, livros e nas disciplinas estudadas durante este período e a segunda trata-se da utilização deste conhecimento na prática, isto é, utilizando-os para resolução de situações problemas possíveis de ser encontrada na prática profissional.

Enfim, na conclusão deste trabalho será abordada as impressões obtidas com a realização desta pesquisa.


  1. DESENVOLVIMENTO - EVELINE
  1. ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E INICIAÇÃO ESPORTIVA

Para iniciarmos o assunto dos estágios de aprendizagem motora, acredita-se essencial compreender o que é aprendizagem motora e desenvolvimento motor.

Muitos autores relacionam a aprendizagem motora à experiência, aliando a prática à mudança no desempenho motor, demonstrando a assimilação, isto é, a aprendizagem.

Segundo Pellegrine (2000) a aprendizagem motora consiste na evolução de um desempenho, tendo a sua inferência na execução de uma determinada atividade, que apresenta melhora através da prática.

No que se refere a desenvolvimento motor, para Gallahue e Osmun (2003, p.03) é “o desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente”.

Assim, entende-se que aprendizagem é o domínio de determinado movimento, enquanto desenvolvimento trata-se da competência deste movimento, isto é, do melhoramento deste movimento ao decorrer da vida. Temos isto claro ao observar um bebê que recém aprendeu a andar, percebemos no bebê que por muitas vezes cai, tropeça com facilidade e não consegue caminhar por muito tempo, mas esse movimento que aprendeu vai sendo aprimorado ao decorrer de sua vida.

Essa aprendizagem motora pode ser divida, segundo Ambrósio (2016), em três estágios: Verbal-cognitivo, Associativo e Autônomo.  O primeiro consiste numa fase de questionamentos, nele verbalizamos as dúvidas a fim de definir e compreender os diferentes objetivos a serem alcançados e exige uma maior necessidade de compreensão do que se tem a fazer, além de buscar assimilar os feedbacks/modelos recebidos.

Embora haja uma sutil diferença no primeiro estágio para Jardim (2012) fases da Aprendizagem Motora são:

1ª – Fase Cognitiva: os movimentos são realizados com erros grosseiros, só que o indivíduo não consegue visualizar seu erro e nem corrigi-lo.

2ª – Fase Associativa: o movimento é realizado com erros grosseiros, o indivíduo visualiza o seu erro, porém não consegue corrigi-lo.

3ª – Fase Autônoma: o indivíduo realiza os movimentos com erros grosseiros, consegue visualizar que errou e onde errou, e consegue corrigir.

Já para Gallahue e Ozmun ( 2001), são:

1ª Fase - Motora Reflexiva: consiste nos reflexos, que são as primeiras formas do movimento humano.

2ª Fase - Motora Rudimentar: consiste nos movimentos rudimentares, determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível.

3ª Fase - Motora Fundamental: consiste nas habilidades motoras fundamentais da primeira infância; são consequências da fase de movimentos rudimentares do período neonatal.

4ª Fase - Motora Especializada: ocorre quando as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com