TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique as Relações Entre Educação, Ensino e Instrução

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Explique as relações entre Educação, Ensino e Instrução.

Esses três conceitos são diferentes, porém estão relacionados uma com a outra. A instrução é a forma como é explicado como se realiza determinada coisa. O ensino requer pensar de forma intencional, o que será feito durante a aula, quais métodos serão utilizados, quanto tempo será a duração e etc. O processo de instrução é uma parte do processo de ensino, ou seja, é uma das formas de se ensinar algo. Já o processo de educação é um processo mais amplo do que ensino e também instrução, pois somos expostos a estímulos desde criança, seja atitudes, o que ouvimos, o que falamos, dessa forma, essa ampla exposição a estímulos forma nossa personalidade, esse é o processo de educação. O processo de ensino é uma parte do processo educacional. Apenas o ensino não é capaz de promover a educação do sujeito pois existem diversas formas de ensino, seja ela familiar, escolar, profissional, universitária, entre outros.

2. Explique como a teoria geral de sistemas se aplica ao ensino dos esportes.

O ambiente é de extrema importância para favorecer o trabalho do profissional, e proporcionar o melhor ambiente é de responsabilidade do professor. A escolha que o professor faz sobre o ensino do esporte é determinante sobre aquilo que a criança vai aprender/entender e se relacionar com o esporte no futuro.

a) Por que Bayer explicava que o ensino dos esportes deveria começar pelos elementos que são comuns entre os esportes coletivos?

Pois Bayer tinha em mente preparar o aluno com as técnicas desses esportes coletivos, para que no dia do jogo, esse aluno estivesse preparado e pronto para todas as situações de jogo, já que o mesmo aprendeu todos os fundamentos durante os treinos.

b) De que maneira o ensino dos esportes pode ser importante ao desenvolvimento de habilidades para a vida? Por que as modalidades esportivas individuais são interessantes para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe?

O ensino de esportes é importante pois vai capacitar o atleta de realizar trabalhos em equipe, saber estabelecer metas, desenvolver capacidades sociais, solucionar problemas, a ter controle de suas habilidades emocionais, liderança, controle do tempo e comunicação. Esportes individuais são interessantes para o desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em equipe, pois esses atletas acabam valorizando o momento do trabalho em equipe quando ele é submetido. Por nunca ter trabalho em equipe anteriormente, ele acaba valorizando o momento que é submetido a isso.

c) Explique o modelo pendular e o modelo situacional de ensino dos esportes.

Nesse modelo, o aluno vai entender o seu papel no jogo, que vai muito além da execução perfeita da técnica. Autores como Bayer identificaram alguns aspectos nos jogos coletivos, ou seja, os jogos considerados coletivos acabam que por apresentar uma estrutura fixa com características semelhantes que direcionam o jogo, fazendo dessa forma com que a técnica não seja o principal elemento ensinado em aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com