TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: Textos didáticos para a formação de Profissionais do Lazer

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 7

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS[pic 1]

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEX CARVALHO SANTOS

LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: Textos didáticos para a formação de Profissionais do Lazer

Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Recreação e Lazer. 

Orientador: Prof. Clésio Andrade Lima 

Paripiranga

2015

1. CREDENCIAIS DO AUTOR        

        Tatyane Perna Silva é licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) E mestranda em Educação Física (área de estudos do lazer) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É membro do Grupo de Estudo de Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e cultura (Gelc), situado na Unimep e cadastrado na base de dados do CNPq.

        Cinthia Lopes da Silva é Doutora em Educação Física. Docente do Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física – Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – Piracicaba/SP – Brasil. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC) /UNIMEP.

2. REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA

SILVA, Cinthia Lopes da; TATYANE, Perna e Silva. Lazer e Educação Física: Textos didáticos para a formação de profissionais do lazer. Campinas, SP: Papirus, 2012.

3. TEXTO DISSERTATIVO E CITAÇÕES DA OBRA POR CAPÍTULO

Este livro é uma obra de Cinthia Lopes da Silva e Tatyane Perna Silva, onde foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição de Ensino Superior Privado do estado de São Paulo, cujo objetivo era analisar os conhecimentos existentes em alguns estudantes do curso de Educação Física referente ao “Lazer”. “Estamos vivendo um momento em que o lazer, em sua visão funcionalista/assistencialista, privilegia as propostas que envolvem as atividades físicas e esportivas em detrimento de outras práticas culturais que podem ser vividas no âmbito do lazer.” (SILVA, Cintia Lopes da; TATYANE, Perna Silva, 2002, pág. 13). Como material de trabalho, foi utilizado uma coleção de textos didáticos, autores brasileiros e portugueses como exemplo: Carvalho, Moreira, Marcellino.

O livro subdividi-se em duas partes, divididas em capítulos relacionados à formação do Profissional do Lazer. Logo é feito uma temática entre a relação do Lazer e da Educação Física. Segundo Cinthia Lopes; Tatyane Perna (2012, p.15), “A mídia também colabora para que o profissional de lazer seja visto sempre como o profissional da área de educação física, pois está relaciona o lazer apenas com qualidade de vida e bem-estar, esquecendo-se de suas múltiplas possibilidades e da questão abrangente do lazer, que se caracteriza como uma área multidisciplinar.” Contudo, são abordadas questões da formação de ambos os profissionais, ou seja, para ser um profissional do lazer também é necessário ser um Profissional da Educação Física. “A formação profissional em educação física para atuação no âmbito do lazer deve ser vista como um espaço privilegiado para o encontro e o confronto de conhecimentos entre o senso comum e o conhecimento sistematizado, visando à formação de um profissional reflexivo e criativo.” (SILVA, Cintia Lopes da; TATYANE, Perna Silva, 2002, Pág.17).  Porém é nítido esse déficit de conhecimento entre os alunos, pois ao utilizar essa temática foi notório que os graduandos apenas possuíam conhecimentos relacionados ao senso comum e não continham referências de teóricos que comprovem o seu conhecimento em relação ao lazer.

Ao decorrer, foram selecionados dez temas relacionados ao resultado da pesquisa, sendo que esses textos são referentes à formação dos profissionais do Lazer. “O lazer vem se firmando em nossa sociedade e conquistando um espaço cada vez maior, tanto no âmbito acadêmico, quanto no dia a dia das pessoas em geral. Podemos observar esse crescimento por meio das propagandas divulgadas pelos meios de comunicação de massa, em que há uma ênfase ao lazer na promoção de vendas.” (SILVA, Cintia Lopes da; TATYANE, Perna Silva, 2002, Pág.65). Em meados do século 60, a matéria Recreação e Lazer começou a ser introduzida nos cursos de Educação Física, onde em 2002 ela passou a ser obrigatória para formação de Profissionais da Educação Física de ambos os gêneros, tanto licenciados quanto bacharelados, sendo que as diretrizes da licenciatura é relacionada a formação de professores e do bacharelado entre a saúde, lazer e  esporte.

Em suas análises, os autores trazem que a recreação passa a ser relacionada com atividades que são desenvolvidas dentro do lazer. “No Brasil, a história da educação física e a do lazer caminham juntas; não é por acaso que o profissional de educação física foi considerado o mais apto a atuar no campo do lazer. Em uma época de mudança social, em meio ao processo de construção das grandes cidades, o lazer era o discurso de regeneração do homem da vida urbana.” (SILVA, Cintia Lopes da; TATYANE, Perna Silva, 2002, Pág.20). Dessa forma a recreação passa a ser uma atividade exclusiva do lazer. Em geral, para o mercado julga as universidades muito acadêmicas e as universidades julgam o mercado muito tecnicista.  

Em fim, ao término da pesquisa, foi concluso que as relações prescritas entre recreação e lazer, em um público geral relacionado à Educação Física, mas principalmente nos cursos de graduação do Brasil, Cintia Lopes e Tatyane Perna (2012) “relatam através Marcellino (2007), que a formação profissional considerando a grade curricular dos cursos de educação física, na qual o enfoque dado ao lazer é reducionista, sendo esse um dos grandes problemas a ser enfrentado. Essa concepção contribui para que os sujeitos aceitem passivamente a visão de lazer transmitida pela mídia, em que o lazer e as atividades possíveis nesse tempo são reduzidos ao conteúdo físico-esportivo, principalmente”.  Sendo assim, não são realizados estudos mais profundos que diferencie os conteúdos propostos para a matéria, ou seja, a ênfase do mesmo é dada na maioria das vezes para recreação, que e visto como “brincadeiras e jogos”, sendo que esse conceito é um retrocesso para no curso. Contudo, as faculdades de renome, estão adotando abordagens significativas onde o lazer passa a ser um fenômeno mais amplo que vai além de “brincadeiras e jogos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com