TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA 1

1-O que são carboidratos? Quais suas principais funções? Qual sua recomendação diária? Como é sua contribuição no organismo em repouso e durante o exercício físico?

Os carboidratos são conhecidos como “açúcares”ou “glicídios”.

Temos como carboidratos,os MONOSSACARÍDEOS,os DISSACARÍDEOS e os POLISSACARÍDEOS.

Serve com fonte de energia,preservação das proteínas,ativador metabólico e combustível para o SNC.

Recomendação Diária:60 e 70 % das calorias diárias de carboidratos (8 a 10g por kg de massa corporal).

Em repouso,o corpo usa carboidrato como fonte de energia e durante a atividade muscular moderada a intensa,o corpo conta principalmente com os carboidratos como COMBUSTÍVEL.

2-O que são lipídios? Quais suas principais funções? Qual sua recomendação diária? Como é sua contribuição no organismo em repouso e durante o exercício físico?

Os lipídios são conhecidos como”gorduras”.

Temos como lipídios,os triaglicerol (ácido graxo saturado e insaturado), fosfolipídios, glicolipídios e lipoproteínas , colesterol(HDL E LDL).

Serve como fonte de reserva de energia,proteção dos órgãos vitais,isolamento térmico,carregador de vitaminas e supressor da fome.

Recomendação Diária:30% ou menos de lipídio dietético, dos quais 70 a 80% devem consistir em ácidos graxos insaturados.

Em repouso,o corpo usa lipídios como fonte de energia e durante a atividade,os lipídios transportados pela corrente sanguínea e pelas lipoproteínas contribuem para a produção de energia.

3-O que são proteínas? Quais suas principais funções? Qual sua recomendação diária? Como é sua contribuição no organismo em repouso e durante o exercício físico?

As proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de moléculas menores conhecidas como aminoácidos.

Temos como proteínas os aminoácidos não essencias: produzidas pelo organismo e os aminoácidos essenciais: não produzidas pelo organismos, são obtidas a partir da alimentação.

Serve como síntese do material celular (Anabolismo) e contribuem com esqueleto de carbono para o metabolismo energético.

Recomendação Diária: 1,2 a 1,8g por kg de massa corporal por dia de proteína.

O corpo usa pouca proteína durante o repouso e durante o exercício(menos do que 5% a 10%).

4-Qual o macronutriente que está predominando na situação de repouso? Explique.

Os LIPÍDIOS.

5-Qual a importância das vitaminas, minerais e água no organismo?

As vitaminas e minerais são imprescindíveis para a manutenção e desenvolvimento de cada célula do corpo humano.

Como não são "fabricadas" pelo próprio corpo, é necessário adquirí-las através da alimentação. As vitaminas são 16 no total e subdividem-se em lipossolúveis (que se dissolvem em gordura) e hidrossolúveis (que se dissolvem na água).

Lipossolúveis: são as vitaminas A, D, E e K e dependem da existência de gordura para poderem agir. As vitaminas A, D e K são armazenadas pelo fígado e a vit. E no tecido adiposo (células de gordura da pele).

Hidrossolúveis: são as vitaminas C e todas do complexo B. São absorvidas pelo intestino delgado, exceto a B12 que é armazenada no fígado.

Os minerais também são solúveis em água e estão diretamente relacionados às vitaminas, para poderem ser absorvidos pelo organismo. Eles participam desde a constituição dos ossos, dentes, músculos, sangue e células nervosas, até a formação de hormônios, equilíbrio hídrico etc.

A água,regula a temperatura do corpo,ajuda a trasportar nutrientes e oxigênio para as células,melhora o oxigênio para a respiração,compõe 83% do seu sangue,ajuda a converter alimento em energia,remove toxinas,protege e amortece os órgãos vitais,ajuda na absorção dos nutrientes.

6-Qual a ingestão adequada no pré exercício, durante o exercício e no pós exercício?

Pré exercício:A alimentação pré-treino deve respeitar o horário e o tempo de digestão de uma refeição completa.

o ideal é fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício. Prefira o consumo de carboidratos de alto índice.

Durante - Durante o treino, a hidratação é essencial e, de uma maneira geral, recomenda-se a ingestão de 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Uma dica é preferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com