TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA HUMANA

Por:   •  2/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário Claretino – EAD [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Bacharelado em Educação Física

Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA

 Tutor: CARMEN APARECIDA M. E BARROS 

                                  ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Feira de Santana 30 de Setembro de 2017

TATIANE SILVA DE ALMEIDA RA – 8017445

– ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Atividade no Portfólio Objetivos

Compreender as propriedades básicas da membrana ce¬lular e os tipos de    transporte celular.

• Compreender as estruturas do sistema nervoso.

• Analisar o funcionamento do nódulo sino atrial e sistema de Purkinje.

 • Analisar o funcionamento da pressão arterial (PA).

 • Compreender a Fisiologia do músculo.

• Conhecer as estruturas desse sistema e os tipos de músculo.

FISIOLOGIA CELULAR

1) as organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, lisossomos e mitocôndria.

retículo endoplasmático rugoso contém ribossomos e é responsável pela síntese proteica, já o retículo endoplasmático liso ou granular é responsável pela síntese de substâncias lipídicas. o complexo de golgi é formado por várias camadas de vesículas finas e achatadas, está relacionado com retículo endoplasmático. as substâncias que estão no retículo endoplasmático são transportadas para o complexo de golgi, formando os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos. lisossomos após  serem formadas no complexo de golgi, essas organelas contêm enzimas hidrolíticas responsáveis pela lise quebra de estruturas celulares anificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados podemos citar como exemplo  as bactérias. os peroxissomos são vesículas que contêm oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio (o2) com íons de hidro¬gênio (h) para formar o peróxido de hidrogênio (h2o2). vesículas secretórias  são formadas pelo sistema retículo endoplasmático – complexo de golgi, e tem a função de secretar substâncias químicas específicas. mitocôndrias onde ocorre a biossíntese aeróbia de atp (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia sendo trans¬portada para fora da mitocôndria para ser utilizado como fonte de energia para as funções celulares.

2) são quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.

Difusão simples é um processo passivo  que não exige  gasto de energia força motora é o próprio gradiente de concentração  entre os dois lados da membrana água, gases, moléculas pequenas.

difusão facilitada ainda passivo mas precisa de proteína como fonte de transporte, para fazer esse transporte de uma substância da membrana celular ex: glicose e aminoácido.

osmose transporte da água (solvente) esse processo é uma solução já diluída a água passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado ex: água.

transporte ativo esse transporte denominado ativo pois terá gasto de energia, num local menor para um maior concentração precisando de uma proteína transportadora ex: íons cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos).

3) o potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. é através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. quais as fases do potencial de ação? explique cada uma.

Potencia de ação é uma alteração na voltagem da membrana com determinada fase despolarização primeira fase que ocorre um aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular por um processo de difusão simples, o líquido intracelular se torna maior a quantidade de íons de carga positiva na membrana celular a potência na membrana é de – 70 minivoltas.

repolarização quando acontece a segunda fase a permeabilidade na membrana aos íons sódio tende a aumentar os canais de sódio a se fechar e os de potássio a se abrir esse caso existe um excesso  de carga positiva.(-60mv a-90mv).

Hiperpolarização acontece com a atividade alta da bomba de sódio e potássio, aumenta o valor absoluto da potencial da membrana qualquer mudança é chamada de hiperpolarização.

4) mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descobertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.

Neurotransmissores periféricos: acetilcolina. Adrenalina e noradrenalina.

neurotransmissores centrais: gaba (ácido gama aminobutírico). glutamato. glicina. serotonina. substância p. encefálicas. hormônios petídicos (entre outros).

SISTEMA NERVOSO

1) o sistema nervoso central (snc) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. qual é a sua função básica? e quais as suas funções superiores?

 possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, “interpretá-los” e “arquivá-los”. Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações. é o local onde ocorre à tomada de decisões e o envio de ordens.

2) a organização do sistema nervoso (sn) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. quais são estas vias? explique cada uma.

Via aferente são o sentido sensorial capitada do ambiente para o sistema  central.

Via eferente o sistema nervoso central para a periférica.

Via somática eferente ou vias de associação movimentos dos músculos viscerais eferentes, respostas espontâneas.

3) a manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?

Andar, correr, através dos estímulos sensórias como auditivas e visuais e também a posição e estiramento muscular, chegam ao cérebro. e através dessas informações. Através do ato reflexo que é a resposta pela medula espinhal, para podemos reagir a situações de perigo e emergência. também é responsável pelos reflexos e movimentos voluntários, age ainda, no sistema muscular sendo responsável pelo tônus muscular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com