TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  3.372 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INTRODUÇÃO

Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que busca explorar as capacidades físicas e a aplicação do movimento humano por meio da prática de atividades corporais (RUFINO; DARIDO, 2013).

As modalidades de luta se apresentam como conteúdos relevantes a serem trabalhados na educação física escolar, porém por diversas vezes a pratica destas modalidades é deixada de lado, assim muitos professores acabam por uma serie de motivos deixando o trabalho com as lutas em segundo plano, dando prioridade a outros esportes.

Tendo como plano de fundo as lutas como conteúdos da educação física escolar, o presente trabalho tem como principais objetivos os de identificar por meio de pesquisa quais esportes de lutas ou artes marciais são desenvolvidas pela escola e qual suas metodologias de ensino, bem como identificar quais são os capacidades motoras que mais são desenvolvidas no esporte de lutas e artes marciais, na infância e adolescência.

DESENVOLVIMENTO

Para uma melhor compreensão do tema aqui abordado, o desenvolvimento do trabalho se encontra dividido em três momentos, que se complementam.

1ª Momento: Descrição dos aspectos técnicos/tático e físico especifico da modalidades de lutas e artes marciais.

Claramente no Brasil a inserção das diversas modalidades de Lutas e artes marciais nas aulas de educação física nas escolas, ainda é pouco utilizada, devido a preconceitos de escolas, professores, alunos e principalmente os pais dos jovens, que por sua vez confundem muito luta como modelo de ensino nas escolas, com violência na escola. Mas quem realmente estudou, tem conhecimento ou já praticou sabe muito bem essa diferença, a luta e as artes marciais em suas diversas modalidades principalmente as que são consideradas olímpicas tem suas filosofias, historias, identidade, hierarquia, aspectos éticos, cultura, regras a fim de propor ao esporte condições de luta e aprendizado adequado para educação e segurança dos atletas que praticam e punir a violência e a deslealdade.

Alem de que ao contrario do conceito errôneo que muitos tem a respeito das lutas e das artes marciais, essas praticas são terapêuticas e educadoras essas praticas conseguem captar a raiva, a violência, o excesso de energia que muitos alunos tem, transformam aquele aluno problemático, em uma pessoa mais calma, respeitosa, desestressada, mais sorridente e volta para a sala de aula, ou para sua casa bem mais relaxada e serena.

Historicamente desde os primórdios da evolução, desde a pré-história ate hoje o ser humano luta pela sua sobrevivência, é muito mais do que movimentos corporais, condutas de vida de determinado grupo de pessoas, cidade, estado países, é uma questão de cultura mundial. Com todos esses fatores a luta tornou se matéria pedagógica na formação de crianças e adolescentes de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Na teoria a luta e artes marciais tem muito conteúdo pedagógico para se trabalhar na escola Diante do que foi mencionado, Darido e Rangel (2005) “indicam como possibilidade a discussão dos conceitos (equilíbrio/desequilíbrio, imobilizações, história, deslocar o oponente de um determinado espaço e outros), procedimentos (aprendizagem dos movimentos, técnicas e estratégias) e atitudes (respeito ao próximo, formação de caráter, dentre outras)”

As lutas e artes marciais quem tem maior visibilidade são as consideradas olímpicas como: Boxe, Judô, Luta Grego-Romana, Esgrima, Luta Livre, Luta Livre Feminina e o Taekwondo, todas podem ser ensinadas nas salas de aula basta ter o conhecimento básicos e o materiais mínimos necessários.

As praticas das lutas e artes marciais também ajudam na saúde, ajudam os jovens nos aspectos motores, psicomotores e cognitivos a terem reflexos mais rápidos para respostas físicas e mentais, ganho de aptidão de força, velocidade, lateralidade, flexibilidade, equilíbrio, tônus muscular, concentração mental maior, a formação de estratégia, conhecimento do espaço e atenção. Também ajuda nos aspectos afetivo e social constrói o caráter, socializa, promove maior perseverança, auto estima, como se portar com respeito quando outra pessoa tiver atitudes hostis, ajudam no crescimento do jovem em um adulto responsável e capas de ter um senso critico para transformar o mundo em um lugar melhor, são esportes de individuais, mas podem e devem ser treinados em grupos, equipes.

Essas características das modalidades de lutas tonam – as totalmente inclusivas para qualquer pessoal praticas sendo uma pessoa que nasceu com a saúde plena, ou com alguma, mau formação de qualquer membro físico ou qualquer tipo de deficiência física e mental. Isso exemplifica bem a importância de se introduzir luas, artes marciais nas escolas.

Muitos professores de educação física não aplicam lutas e artes marciais nas suas aulas, por preconceitos ou por nunca terem praticado ou não terem o conhecimento, mas o que esses profissionais precisam saber é que para ensinar não precisa praticar (mas claro quem pratica tem muito mais condições de ensinar) basta ter conhecimento de técnicas e filosofias básicas, e meios de se informar sobre o assunto não é problema tem muitos formas de se obter o conhecimento de como ensinar sem praticar.

Outro ponto importante destacar é de que não precisa treinar afim de buscar atletas profissionais na escola, basta apenas ensinar o básico dos movimentos corporais, técnico e táticos. Caso aja um aluno que se destaque entre os demais no horário de aula não é o lugar mais adequado para um treinamento mais complexo, alem de tudo o tempo é pouco para isso, nesses casos o correto é se o professor tiver condições de ensinar extra turno é bom, mas caso o contrários converse com os pais do jovem explique que o mesmo tem potencial e indique-o para alguém mais qualificado a expandir o potencial desse jovem.

Mas uma vez não é o foco buscar profissionais do esporte dentro das aulas de educação física, mas quando vemos um jovem com potencial e futuros promissores não podem fechar os olhos quando podemos ajudá-lo, levando em consideração ainda que as lutas e artes marciais que são modalidades olímpicas são esportes muito bem valorizados e visualmente bem destacados que podem dar uma profissão um futuro para um jovem que por sua vez precisa e que teve o esporte como um transformador na sua vida para sair de condições de violência doméstica, ou do ambiente aonde mora e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com