TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  1.583 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NEUMARA THAYSE LAGO

REGINA GISLENE MAURICIO

GILMAR ALVES PEGO

DIERLEY ALENCAR GONÇALVES BARBOSA

OSMAR ANTONIO MATOSO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ARAÇUAI[pic 2]

   2015

NEUMARA THAYSE LAGO

REGINA GISLENE MAURICIO

GILMAR ALVES PEGO

DIERLEY ALENCAR GONÇALVES BARBOSA

OSMAR ANTONIO MATOSO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Texto interdisciplinar apresentado à UNOPAR  para as disciplinas: Introdução à Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais, Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física, Atividade Rítmica, Dança e Ginástica Escolar. Com os professores: Anísio Calciolari Junior, Suhellen Lee Silva, Alexandre Schubert, Marcelo Yugi Doi.

ARAÇUAI[pic 3]

    2015

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA / BACHARELADO

 Até 2004 existia a Licenciatura Plena em Educação Física, que possibilitava ao formado atuar em todas as áreas do mercado de trabalho. Entretanto, a partir de 2005 todas as Instituições de Ensino Superior tiveram que se adequar às novas resoluções que passaram à regimentar dois tipos de formação: Licenciatura e Bacharelado, cada uma para um campo específico de atuação.

A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano. O licenciado pode atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP.
            Já o curso de Bacharelado em Educação Física, autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004, se destina à formação de profissionais de Educação Física, habilitando-o para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico. O curso tem duração de 4 anos e carga horária de 3.200 horas. nº 1/2002. Assim o bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas.

Contudo são duas formações distintas com intervenções profissionais separadas. Para o LICENCIADO é exclusividade atuar especificamente na componente curricular Educação Física na educação básica, e ao BACHARELADO é impossibilitada a atuação docente na educação básica. A esse respeito refere-se, inclusive, a resolução CNE 7/2004 em seu art. 4º, 2º que distingue a formação do graduado do licenciado, estabelecendo: O Professor da Educação Básica, licenciatura plena em Educação Física, deverá estar qualificado para a docência deste componente curricular na educação básica, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação, bem como as orientações específicas para esta formação tratadas nesta Resolução.

No quadro abaixo segue as disciplinas diferenciadas entre a licenciatura Plena e o bacharelado:

Disciplinas que só existem na Licenciatura

Disciplinas que só existem no                Bacharelado

Didática Específica - Educação Física

Bioestatística, Biomecânica Aplicada ao Esporte

Didática Geral,

Ergonomia e Ginástica Laboral

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica.

Noções Básicas de Farmacologia,

Prática de Ensino: Observação e Projetos, Pratica de Ensino: Reflexões

Nutrição Aplicada ao Esporte

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Psicologia Aplicada ao Esporte.

Como pode se observar as disciplinas da Licenciatura são mais voltadas para as praticas escolares e o Bacharelado para as diversas áreas voltadas para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas (clubes, hospitais, centros de saúde, academias, spa’s, hotéis, dentre outros locais ).

Para melhor embasamento do trabalho foi feita uma pesquisa de campo na escola Estadual Dom José de Hass com a professora Licenciada na área da Educação Física Ana Paula Soares Melo, onde ministra aulas de Educação Física nos anos Finais do Ensino Fundamental.

Segue abaixo o seguinte questionário com as respectivas respostas da Professora entrevistada:

  1. Nessa escola tem aula de educação física?

Resposta: Sim, na escola funciona aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e no Proeti.

  1. Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física?

Resposta: Sim todos os professores que atuam são Licenciados na área.

  1. O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior?

Resposta: São todos Graduados em  Licenciados Plena.

  1. Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física?

Resposta: As aulas acontecem na escola em todos os seus seguimentos de ensino, duas vezes na semana, por turma.

  1. A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?

Resposta: Não, são repassados materiais no início do ano letivo para cada professor, porém bastante restritos e de pouca qualidade com a justificativa da direção de contenção de gastos na escola. Desta forma os materiais são insuficientes para atender a demanda da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com