TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  2.894 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - 3º SEMESTRE

DISCIPLINAS:

1. Introdução à Educação Física;

2. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;

3. Crescimento e Desenvolvimento Humano;

4. Ciências Morfofuncionais;

5. Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física.

PROFESSORES:

Anísio Calciolari Junior;

Thiago Viana Camata;

João Paulo Manfre dos Santos;

Suhellen Lee Porto O. Ribeiro;

Rafael Gustavo Testa.

ALUNOS:

WESLEY PEREIRA BARBOSA SANTOS

MAYCON WILLIAN DE LIMA


INTRODUÇÃO:

Nos dias atuais, temas como qualidade de vida e saúde preventiva têm sido discutidos cotidianamente por toda a sociedade. Por vezes esses temas estão presentes nas escolas, praças, academias e em outros diversos ambientes, não nos deixando negar: Há cada vez mais oportunidades para falar sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis!

No que diz respeito ao aumento da preocupação da sociedade em viver melhor, a mídia pode ser utilizada como “termômetro” para confirmar esta tendência, basta analisarmos a crescente demanda de programas e quadros televisivos com enfoque na saúde preventiva e na qualidade de vida: Bem estar, viver bem e medida certa, são alguns exemplos de programas difundidos em tv aberta e com altíssimo alcance de telespectadores.

Com essas transformações que tratam de discutir os hábitos da população, a Educação Física teve uma “explosão” significativa em sua demanda, influenciando os desdobramentos da área, ampliando seus campos de atuação e sugerindo grades curriculares variadas que atendam os diferentes interesses.

Nesse contexto, muitas pessoas são atraídas a cada dia para a formação acadêmica no curso de Educação Física, porém com interesses distintos, deixando a seguinte problemática: Qual a formação ideal para cada interesse?

Na Universidade, o campo da Educação Física se divide em Licenciatura e Bacharelado, e segue com outras oportunidades de pós-graduação.

O presente trabalho partirá analisando o primeiro momento da formação acadêmica, qual o candidato, para ingressar no curso superior, decide-se entre a Licenciatura ou o Bacharelado. Elucidaremos as principais características e especificidades, analisando a diferenciação das grades curriculares e dos campos de atuação pertinentes a cada área. Licenciatura ou Bacharelado? Você está realmente no caminho qual escolheu? Seria terrivelmente frustrante concluir um curso de nível superior que não atendesse suas expectativas profissionais, dificultando seu tão sonhado sucesso na carreira profissional!

Esperamos que ao chegar à nossa última página, estas perguntas estejam claramente respondidas em nossas mentes, deixando a certeza de que sabemos pra que estamos nos formando e quais “degraus” deveremos subir em nossa jornada acadêmica e profissional! Espero que gostem - Mãos a obra!!!

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para compreender os Fundamentos da Educação Física Escolar, se faz necessário esclarecer as possibilidades da Educação Física em sua totalidade, desmistificando algumas confusões ocorridas sobre esta área tão ampla e rica em campos de atuação.

A dúvida mais comum está na diferença entre o Bacharelado e a Licenciatura, que entre outros pontos, se diferem principalmente pelas especificidades dos campos de atuação profissional para cada tipo de formação.

O CNE – Conselho Nacional de Educação, em sua resolução nº 7 de 31 de março de 2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Educação Física, especificando orientações distintas à Licenciatura e ao Bacharelado. À Graduação em Licenciatura, fica reservado o direito de atuar com a docência na educação básica, nos níveis da educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. Já ao Bacharelado, fica reservado o direito de atuar nos demais campos da Educação Física, explorando as diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Em outras palavras, embora ambas as formações, Bacharelado e Licenciatura, tenham como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, se diferenciam basicamente pelo enfoque durante o caminho acadêmico e pelo contexto em que cada formação colocará em prática suas habilidades e potenciais, sendo a Licenciatura o caminho para disseminar esta prática na educação básica e o bacharelado em outros contextos e ambientes. Vale salientar, que por focarem em nichos distintos de atuação, as grades curriculares apresentam diferenças pontuais, contendo muitas disciplinas diferentes entre os cursos.

Abaixo, seguem duas tabelas que apresentam as diferenças entre os campos de atuação e também na grade curricular.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

LICENCIATURA EM ED. FÍSICA

BACHARELADO EM ED. FÍSICA

  • Docência na Educação Infantil

Desporto

Treinamento esportivo

Esportes coletivos e individuais, lutas, natação, esportes de aventura, etc.

( Iniciação ou auto rendimento).

  • Docência no Ensino Fundamental I e II

Saúde

Prescrição de exercícios físicos ou

Avaliação física para diferentes públicos, podendo dirigir-se a grupos de riscos.

  • Docência no Ensino Médio

Lazer e Recreação

Festas, Colônias, Clubes, Planejamento de equipamentos de lazer, Hotéis,Shoppings, Prefeituras, Risorts, Acampamentos, Cruzeiros, Eventos particulares e empresariais, etc.

  • Desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas do sistema formal de ensino.

Fitness

Academias de musculação, Personal Trainer, Treinamento Funcional, Hidroginástica, Pilates, Ginástica Laboral, Outros segmentos ginásticos – Step, Jump, Spnning, Programas: Crossfit, Body Sistem, Zumba etc...

  • Realização de pesquisas científicas.

Consultoria

Sobre qualquer segmento de atividade física.

Pesquisas Científicas

Sobre qualquer segmento de atividade física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com