TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INTRODUÇÃO

Aprimorar habilidade dentro das atividades aeróbicas e anaeróbicas. Organizar e participar de eventos lúdicos e recreativos que promovam a integração e a socialização de forma lúdica esportiva é competitiva, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade. Conviver de forma equilibrada com o próximo respeitando as suas diferenças.

  1. Entenda a diferença entre Bacharelado e Licenciatura

O Bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura) é o curso superior que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber, para o exercício de atividade acadêmica ou profissional. O Bacharel em Educação Física terá habilitação profissional para atuar na prescrição e controle do treinamento das modalidades desportivas e de lutas, nas atividades físicas em academias, nas atividades recreativas de clubes e hotéis e na prescrição do treinamento físico para a manutenção e obtenção da saúde, assim como no esporte de alto nível. Duração de 4 anos.

A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aulas como professoras na educação básica. A licenciatura pode ter matérias específicas mais focadas em aspectos pedagógicos, para dar uma aula nos anos finais dos ensinos fundamentais e médios, o estudante precisa ter cursado uma área de conhecimento como matemática, física ou letras.

Já quando a escolha pela habilitação em licenciatura, o acadêmico sai da faculdade e poderá continuar sua vida profissional atuando como professor, ou seja, em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou acadêmico. O tempo médio de duração varia de 3 a 4 anos. Quando a opção é ser um professor de faculdade, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo. 

Apesar da carência de professores no país, coordenadores do curso de licenciatura dizem que a procura pelos cursos tem crescido nos últimos anos.

  1.  As grades curriculares

Disciplinas que só existem na licenciatura:

  1.     Psicologia da educação;
  2.     Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem;
  3.     Didática;
  4.     Práticas pedagógicas;
  5.     Políticas públicas e educacionais e;
  6.     Educação inclusiva;

Disciplinas que só existem no bacharelado

  1. Raciocínio lógico;
  2. Empreendedorismo e cooperativismo;
  3. Cidadania;
  4. Estudo sócio-antropológico;
  5. Epidemiologia;
  6. Exercício contra resistência.

2 Estudo de caso: Escola Municipal Avelino Jove de Abreu

Entrevistada: A diretora Maria Aparecida Alves

  1. Nessa escola tem aulas de educação física?

Sim

  1. Quem dá estas aulas são professores de educação física?

Sim

  1. O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação bacharelado, licenciatura ou não tem formação superior?

Licenciatura

  1. Quantas vezes por semana ocorrem as aulas de educação física?

Três

  1. A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?

Nunca, material perecível e não tem reposição por parte do governo.

  1. Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo?

Nas turmas do ensino fundamental, os conteúdos são: História e o objetivo da educação física, Atividades motoras e sensoriais, Jogos pré-desportivos e brincadeiras, Handebol/queimada, Projetos interdisciplinares (tema gerador), Qualidade de vida, Relação professorXalunoXaluno e Higiene. Além de compreender e vivenciar diferentes formas de conhecimento físico, aprofundando-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com