TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

(ALEXANDRE PARANHOS DE SOUZA)

(ATIVIDADE DE PORTFÓLIO)

(RA:8007067)

                                          Atividade de Portfólio 7ª semana da  

Disciplina de

                                        Fisiologia Humana.

                                       Professora Marilia de Carvalho Almeida.

São Paulo

2017

[pic 2]

Fisiologia Celular

1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria.

R:

Retículo endoplasmático liso: Participa principalmente da síntese de esteroides. E tem como umas de suas principais funções, a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcóolicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos por exemplo. Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do fígado, gônadas e pâncreas.

Retículo endoplasmático rugoso ou agranular: Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funções secretoras. São os casos, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante. Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas, o retículo endoplasmático rugoso atua na produção de certas proteínas celulares como o colágeno, que é uma proteína produzida pelo RER do fibroblasto.

Complexo de Golgi:  É constituído por dobras de membranas e vesículas, e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossômicas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias.

Lisossomos: Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma). Funções: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas.

Mitocôndrias: As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular. Na respiração celular, ocorre um processo de reações químicas, através das quais a célula obtém energia para suprir suas necessidades vitais.

2) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.

R: Difusão simples: A difusão simples representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética.  É um processo passivo, isto é, sem gasto de energia, e a força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras. Exemplos: água, gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão facilitada: Este tipo de transporte de membrana (difusão facilitada) ainda é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. A molécula acopla-se a essa proteína transportadora, que pertence à membrana, e desloca-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula. A força motriz, assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes: glicose e aminoácidos.

Osmose: É o transporte da água (solvente) através de uma membrana semipermeável (permeável à água e impermeável ao soluto), devido à espessura pequena do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. Esse processo ainda é considerado passivo. A água é, pois, um exemplo de transporte.

Transporte ativo: O transporte ativo é responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. Esse processo é considerado ativo devido ao gasto de energia e necessita de um transportador ou carreador específico. Exemplos de transporte: íons cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos, entre outros.

3) O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.

R: Despolarização: Quando a célula está com o potencial de membrana de -70 milivolts (potencial de repouso), antes do início do potencial de ação, diz-se que a membrana está polarizada. Com a chegada de um estímulo, que pode ser químico, mecânico, térmico, entre outros, a membrana celular torna-se permeável aos íons sódio, que entram imediatamente a favor do gradiente eletroquímico. Assim, devido à entrada de sódio na célula, que são íons carregados positivamente, a polaridade é neutralizada, chegando a zero, ou ocorre uma inversão de cargas, tornando a célula positivamente carregada, despolarização.

Repolarização: Depois de a permeabilidade da membrana aos íons sódio ter aumentado, os canais de sódio começam a fechar e os de potássio a se abrir, e a membrana fica mais permeável ao potássio. Desse modo, podemos imaginar que, após a despolarização, existe um excesso de cargas positivas e, portanto, com a difusão dos íons potássio para o exterior da célula, essa polaridade é restabelecida, tornando-a repolarizada.

Hiperpolarização: A hiperpolarização é conhecida também como hiperpolarização tardia e ocorre devido à atividade elevada da bomba de sódio e potássio. Como a célula está com excesso de sódio em seu meio interno, a bomba passa a trabalhar de forma extremamente eficiente para restabelecer o equilíbrio, enviando íons sódio para fora e íons potássio para dentro da célula, causando uma hiperpolarização que dura pouco tempo, até que a bomba de sódio e potássio volte ao seu ritmo normal. Essa fase é caracterizada pelo aumento da atividade da bomba de sódio e potássio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com