TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia humana - perguntas e respostas

Por:   •  8/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

WENDELL BRITO DE MELO – R.A. 8007861  

Fisiologia Humana

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano, para a disciplina de fisiologia Humana, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Carmen Aparecida Malagutti De Barros.

(CLARETIANO - CUIABÁ)
2017

Fisiologia Celular

  1. As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria

R:  Retículo endoplasmático liso e rugoso: o retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese proteica, enquanto o Retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de substancias lipídicas.

            Complexo de Golgi: é responsável por armazenar, empacotar e eliminar substâncias.

            Lisossomos: , são responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados (como as bactérias).

           Mitocôndria: É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

  1. São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.

R: Difusão simples: é movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. Exemplos de transporte: água, gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora, que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula. Exemplos de transporte: glicose e aminoácidos.

Osmose: é o transporte da água através de uma membrana semipermeável. Transporta a água.

Transporte ativo: é responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. Exemplos de transporte: íons cálcio, sódio, ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos, entre outros.

  1. O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.

R: Despolarização:  É o estimulo que altera o potencial de membrana. Aumento da permeabilidade da membrana aos íons sódio tornando a célula positivamente carregada.

Repolarização: os canais de sódio começam a fechar e os de potássio a se abrir, e a membrana fica mais permeável ao potássio. Isso ocorre para reestabelecer a polaridade.

Hiperpolarização:  não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássio voltagem dependentes ficam abertos mais tempo que o normal.

  1. Mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descosbertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.

R: Neurotransmissores Periféricos: Acetilcolina e Adrenalina e Noradrenalina.

Neurotransmissores Centrais: GABA (ácido gama-aminobutírico), Glutamato, Glicina, Serotonina, Substância P, Encefalinas, Hormônios peptídicos.

Sistema Nervoso

  1. O Sistema Nervoso Central (SNC) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. Qual é a sua função básica? E quais as suas funções superiores?

R: Sua função básica é receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas. As funções superiores são memória, que corresponde à capacidade de armazenar informações e, depois, resgatá-las, aprendizado, intelecto, pensamento, personalidade.

  1. A organização do Sistema Nervoso (SN) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.

R: O morfológico esta dividido em central e periféricos. Já o sistema periférico esta subdividido em somático e autônomo. O funcional se divide em sistema nervoso somático e visceral.

  1. A manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?

R: as ações complexas são por exemplo andar de bicicleta ou tocar violão. Isso ocorre devido às diferentes informações sensoriais, auditivas e visuais que chegam ao cérebro.

  1. Uma diferença entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção de hormônios pelas fibras pós-ganglionares. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam qual substância? E, por isso, como é chamado? E qual substância o Sistema Nervoso Simpático secreta? E por isso, como é chamado?

R: Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam acetilcolina e, por isso, são chamados de colinérgicos. Os do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina e são chamados de neurônios adrenérgicos.

  1. A parte responsável pela análise dos estímulos internos e externos ao organismo é o Sistema Nervoso Sensorial. Essas informações são utilizadas para atender quais funções?

R: percepção e interpretação; controle do movimento;  regulação de funções de órgãos internos; manutenção de consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (399.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com