TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação e atuação profissional no campo do lazer

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: ESTUDO DO LAZER

Tarefa: Portfólio 2º ciclo

Nome: Wellington Laender de Moura

RA: 8033711

Turma:DGEFL1701GOIA0O

 Tutor: Ana Martha de Almeida Limongelli

Atividade no Portfólio. Objetivos:

  Identificar as competências necessárias ao profissional do lazer para se exercer uma atuação crítica e contextualizada.

 Discutir as possibilidades de atuação profissional para além do "tarefismo" presente no campo do lazer.

Formação e atuação profissional no campo do lazer

Ultimamente, podemos notar no Brasil, uma crescente preocupação com relação a formação do profissional do lazer, para isso, basta vermos a quantidade de cursos e eventos destinados a área, o que corrobora o lazer como uma esfera essencial da vida do homem, permitindo o desenvolvimento do ser  no nível educacional, social e cultural.

Marcellino (2008, p. 10) afirma que se faz necessário compreender o lazer não apenas como uma vivência voltada para a diversão e para o entretenimento consumista, mas sim, é indispensável remetê-lo ao processo de políticas públicas, o qual, portanto, configura-se como um direito social, assim como a educação, saúde, trabalho e a moradia.

Acontece evidente equívoco quando grande parte das pessoas julgam que qualquer profissional pode desempenhar a função do profissional do lazer. Atividades de lazer conduzidas por pessoas sem formação adequada decorrem no pouco aproveitamento das potencialidades que esse campo pode oferecer. É necessário que exista uma formação específica que direcione o profissional, pois só assim poderemos ter um lazer pleno e satisfatório. Isayama (2010) afirma que a formação no campo do lazer deve ser pautada na competência técnica, científica, política, filosófica, pedagógica e no conhecimento crítico da realidade.

Com base nessas apreciações, destaco duas características específicas que devem ser buscadas pelo profissional do lazer:

- Quanto à postura profissional - Comunicação - o profissional do lazer deve comunicar-se com o público alvo de maneira hábil, motivando-o através do entusiasmo comunicativo e um contagiante otimismo, sendo amável, simpático e com bom humor, ter capacidade de saber escutar e acolher, ser aberto e disponível para os outros, tolerante e compreensivo, e além de tudo um bom mediador.

Dando seguimento a característica da comunicação, ela também deve ser explorada não só com os profissionais da área da Educação Física, mas também com profissionais que atuam em outras áreas, objetivando a articulação de proposta multidisciplinar, assim quebrando barreiras e superando os protótipos históricos instaurados. Deve interagir com a “dança, artes plásticas, música, teatro, cinema, psicologia, sociologia, comunicação social, administração e turismo, entre outras” (MELO,  ALVES JR.,  2012,  p.  75).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (701.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com