TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Laboral

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  7.126 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

R. É uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho.

Ginástica Laboral Preparatória são exercícios físicos realizados pelos funcionários no próprio local de trabalho, antes do trabalho ou logo nas primeiras horas deste.

Ginástica Laboral Compensatória são exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante.

2) Em um posto de trabalho, onde a demanda cognitiva é grande, com um gasto mental alto, e o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

R. Bem vou citar motorista de ônibus, neste caso a Ginástica Laboral em meu ver mais adequada, é a compensatória, por ser um trabalho que exige atenção, concentração e raciocínio, diferente de um trabalho que exige mais o lado físico, e o excesso de jornada de trabalho. Neste caso a atividade aplicada é acompanhada com música de motivação e descontração, em uma sala ampla com tais condições para a prática. Então iniciamos assim:

01. Trabalho de tornozelos: colocar a ponta dos pés para cima e para baixo até o máximo possível 10 vezes pra cada pé. Fazer círculos com os pés nos sentidos horários e anti-horário 10 vezes para cada pé.

02. Alongamento das panturrilhas: Apoiar a ponta do pé num degrau e levar o calcanhar para baixo deixando o joelho esticado até sentir que a parte de trás da perna esticou, manter posição por 30 segundos fazer para as duas pernas.

03. Alongamento da parte anterior da coxa: Apoiar a perna sobre uma superfície e manter o joelho esticado. Em seguida, incline o tronco em direção ao joelho da perna elevada (manter a coluna ereta), manter posição por 30 segundos fazer para as duas pernas.

04. Alongamento da parte posterior das pernas: Em pé, mantendo o tronco reto e os joelhos alinhados, puxar o pé o mais próximo possível do quadril, manter posição por 30 segundos fazer para as duas pernas.

05. Alongamento da parte posterior do tronco: Em pé, segure com as mãos em algo firme, mantenha os joelhos dobrados e faça uma “corcunda” jogando (largando) o peso do corpo para trás e mantendo a cabeça entre os braços. Quanto mais as costas ficarem “corcundas” e o abdômen contraído, mais você irá sentir o exercício, manter posição por 30 segundos fazer para as duas pernas.

3) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica Laboral? Por quê?

R. Sim, pois a Ginástica Laboral tem vários benefícios tanto o trabalhador quanto as empresas. Sendo um programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com