TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica de Academia Portfólio

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  2.687 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:

Ginástica academia

Tarefa: Portfólio Ciclo 1

Nome: Elhder Lopes de Oliveira

RA: 8054531

Turma: DGEFB180PTPA4S

Tutor: Jander Gonçalves Rolo

Atividade no Portfólio Objetivo

  Identificar as principais características da trajetória histórica da ginástica no Brasil.

 Conhecer a evolução das aulas em grupo.

  Identificar os principais métodos de ensino que mais influenciaram a Ginástica Coletiva.

Descrição da atividade Ginástica de Academia Claretiano - Centro Universitário 10 Com base nas leituras propostas elabore o seguinte quadro-síntese, apresentando as principais características da trajetória histórica da ginástica no Brasil e os métodos que mais influenciaram no seu desenvolvimento e seus objetivos.

Décadas de 1920 – 1930 O período foi nitidamente marcado por profissionais adaptados ou improvisados às praticas físicas, vindos do exterior com alguma especialização ou experiência que passaram a atuar no Brasil como inovadores nas duas cidades principais do país e em algumas capitais estaduais. Como a disponibilidade de profissionais formados em nível superior somente ganhou impulso importante na década de 1940, estes interventores leigos aparentemente responderam à demanda social por exercícios físicos ainda em fase de construção coletiva pela cultura brasileira.

Década de 1940 A partir deste período delineou-se o modelo eclético de academia que hoje predomina no Brasil com base na ginástica, oferta adicional de lutas e ou de halterofilismo (por vezes chamado de “culturismo”, na época em foco), e profissionais habilitados por formação superior. Começou também a declinar neste estágio os profissionais vindos do exterior no setor, mas ainda prevalecendo um sentido personalizado de liderança nas atividades, daí as academias da época.

As aulas de Ginástica Coletiva evoluíram a partir da ginástica de manutenção que era praticada nos Estados Unidos nos anos 70. Essas aulas eram frequentadas principalmente por senhoras com mais de 30 anos, que viam nessas atividades a oportunidade de adquirir uma boa condição física, recuperando a firmeza muscular e, muitas vezes, diminuindo o peso corporal. Essa prática de atividade física tinha um forte componente social, que contribuiu em grande medida para sua rápida evolução e grande proliferação. Juntamente com esses fatores, algumas pessoas possibilitaram que a ginástica se tornasse conhecida e praticada no Brasil e em todo o mundo através da ginástica aeróbica.

Inspirada no método sueco, a calistenia defendia uma ginástica com exercícios livres e ritmados, na qual homens, mulheres e crianças podiam praticá-la.

Este método era formado por um conjunto de exercícios executados com música, com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas. Era praticado com aparelhos leves ou à mão livre, visando grandes massas musculares, com o objetivo de manter boa atitude e permitir o perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos.  Apesar da influência sueca, podemos analisar que a diferença deste método está nos exercícios ritmados e na utilização de música para a execução dos movimentos.  A calistenia é a grande influência das ginásticas oferecidas nas academias, que têm incorporado a música aos exercícios como uma motivação aos praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com