TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica nas escolas

Resenha: Ginástica nas escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de ginástica geral em escolas e outros locais, como clubes e academias? Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?

Primeiro vamos compreender o que é a Ginastica Geral: Segundo Féderation Internationale de Gymnastique (2003), a FIG é a federação internacional de esportes responsável pelo esporte ginástica, e a ginástica compreende sete disciplinas/modalidades: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos,

TABELA – Modalidade e Principal Evento

Modalidade Principal evento

Ginástica Olímpica Masculina Olimpíada

Ginástica Olímpica Feminina Olimpíada

Ginástica Rítmica Olimpíada

Trampolim Olimpíada

Ginástica Aeróbica Esportiva Campeonato Mundial

Esportes Acrobáticos Campeonato Mundial

Ginástica Geral Gymnaestrada Mundial

Este quadro esclarece o fato de que, a única modalidade ginástica oficial, que não apresenta como principal característica a competição, é a Ginástica Geral, uma vez que a Gymnaestrada Mundial não é um evento competitivo e sim um evento de demonstração, socialização e congraçamento entre diferentes culturas. Ginástica Geral é de suma importância, sendo a base para todas as outras modalidades ginásticas e incorporando uma enorme diversidade de movimentos e exercícios: “Ginástica Geral oferece um mundo de oportunidades para pessoas de todas as idades e é a modalidade de “Esporte Para Todos” da Federação Internacional de Ginástica” (FIG 2003).

Isto não quer dizer que a Ginástica Geral não possa ser competitiva, apenas não é a sua principal característica. Segundo CBG (2002), numa definição de Ginástica Geral, citando a FIG (2002): A Ginástica Geral oferece atividades esportivas variadas para todos os grupos, tratando-se principalmente de programas gímnicos com e sem aparelhos, colocando acento sobre as características e tradições nacionais e culturais. Favorece a saúde, a condição física, integração social, contribuindo para o bem estar físico, psíquico e social. A Ginástica Geral é, primeiramente, uma atividade praticada regularmente dentro de uma organização de treinamento e jogo. O prazer de praticar o esporte situando-se em um primeiro plano. O objetivo desta atividade consiste em manter e melhorar as performances individuais e também coletivas. A Ginástica Geral oferece as experiências estéticas de movimento aos participantes e ao público expectador.

Contudo, pesquisas comprovam o crescimento das Ginasticas em escolas, clubes, projetos sociais, entre outros. A Ginastica Geral sendo uma atividade tão ampla, extensiva a todos, está em ascensão, pois implantadas em colégios , projetos, clubes e academias demonstra a importância da atividade física no meio humano, uma vez que envolve aspectos físicos, culturais e de lazer.

Porém, apesar do crescimento da Ginastica, o Brasil ainda se tem muito a melhorar, a falta de incentivo e investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com