TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HANDEBOL DE AREIA TEORIA E METODOLOGIA DO HANDEBOL PROF. THIAGO SOUSA MATIAS

Por:   •  8/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE DESPORTOS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ALESSANDRO SILVA DE ALMEIDA

LEONARDO JAQUES MALAGOLI

RAFAELA ROMAN DE VASCONCELLOS

PAULA MARIA DA SILVA

HANDEBOL DE AREIA

TEORIA E METODOLOGIA DO HANDEBOL

PROF. THIAGO SOUSA MATIAS

FLORIANÓPOLIS

2017

  1. Introdução

 

Iremos apresentar neste trabalho, um esporte que é muito praticado no Brasil e no mundo, porém que sofreu uma adaptação para fazer com que as pessoas usufruíssem desse esporte não apenas nas quadras, como também nas praias em meio ao calor. Esse novo esporte que esta crescendo nas quadras de areia pelo Brasil, é o Handebol de Areia ou Beach Handball, um esporte que fez de tudo pra manter as principais características do handebol tradicional que seriam o contato, a dinâmica e a velocidade, e que tem tudo para se tornar um esporte de grande apelo popular.

 

  1. Desenvolvimento

  1. O jogo

O handebol de areia é uma variante do handebol tradicional de quadra, a principal filosofia o fair play, com menos contato físico, o piso lento de areia e a impossibilidade de driblar a bola, proporcionam um jogo muito mais dinâmico do que o esporte praticado em quadra, sendo um esporte agradável de assistir pela combinação do ambiente da praia, passes rápido e com belíssimos gols. As principais diferenças são o solo, que é de areia, a quadra é menor 12 x 27m, o numero de jogadores 4 x 4, o tempo de jogo é menor com 2 tempos de 10 minutos; não pode quicar a bola e nem ter contato físico.   As regras têm variações do Handebol tradicional, mas deixam o jogo muito ativo e competitivo. 

[pic 1]

  1. História

O Handebol de Areia foi criado pelos Italianos em 1993 e chegou no Brasil nos anos 90, seguindo uma tendência mundial de adaptar esportes de quadra em solo de areia. Como por exemplo, o voleibol de praia criado em 1920 nos USA, o tênis de praia (beach tennis) em 1980 e o futebol de areia criado em 1930 e regulamentado em 1992.   Sempre simplificando as regras e adaptando o jogo para um espetáculo de verão. 

As regras foram desenvolvidas pelos holandeses, que após apresentar à  IHF (Federação Internacional de Handebol)  oficializou o esporte em setembro de 1994. No Brasil o esporte foi trazido pelo Prof. Manoel Luiz Oliveira, que teve seu 1º evento após a aprovação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), no Festival Olímpico de Verão em 1995, O 1º Mundialito de Handebol que ocorreu de 24 a 26 de janeiro de 1995, em uma arena montada na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, contou com as seleções convidadas da Itália, Portugal e Argentina, esta última que veio a substituir a seleção da Holanda, que não pode comparecer.  O Brasil se tornou Campeão do evento com uma vitoria expressiva sobre os criadores do esporte, a seleção Italiana.     O jogo pode ser assistido pelo link do Youtube¹. 

 

 

A 1º seleção do Brasil era composta de jogadores de Handebol de quadra dos Clubes Rio de Janeiro e São Paulo, forma treinados pelos professores William Felipe e Leoni Nascimento, supervisor e técnico respectivamente.   

Nossas seleções Masculina e Feminina configuram uma da melhores do mundo. Com títulos Mundiais e Pan-americanos em ambas as categorias. 

  1. Objetivo do Jogo

O objetivo básico do jogo de handebol de areia é manobrar o adversário passando a troca de passe rápido entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol.  É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados para atingir o gol. 

Diferentemente do esporte de quadra, o Handebol de areia apresenta gols que valem um ponto, que são os gols simples e os que valem 2 pontos que são conhecidos como “gols espetaculares”, quando o gol é feito com uma giro (jogador faz um giro completo e arremessa a bola ao gol), ou em jogada aérea (jogador recebe o passe alto e finaliza em gol antes de tocar o solo). Gols do goleiro e de tiro de 6 metros também valem 2 pontos. 

  1. Sobre a quadra e as equipes

A quadra deve ter como medidas 27 metros de comprimento por 12 metros de largura.  Dividida por várias linhas como pode ver na imagem abaixo. Deve ter pelo menos 40 centímetros de profundidade de areia (por vezes não se joga na praia, mas sim em campos artificiais, usado mais em competições internacionais). 

As equipes são ser compostas por 8 jogadores (não podendo ter menos de 6).  No campo jogam 4 jogadores de cada equipe, sendo que 3 deles são jogadores de linha e 1 é o goleiro.  O goleiro pode sair da sua área e jogar como jogador de linha, desde que não saia da sua área com a bola nas mãos. As substituições são ilimitadas e devem ser feitas na linha lateral no meio campo, junto á mesa dos Oficiais de Mesa. Se for substituição do goleiro por um goleiro avançado (funciona como um 4º jogador de linha) já pode ser feita na linha de fundo junto da baliza e o outro jogador deve usar um colete ou camisa de cor diferente. 

[pic 2]

  1. Bola e uniforme

A bola deve ter de borracha antiderrapante. Para os homens, a bola deve medir 17,5cm de diâmetro e pesar cerca de 360g. Já para as mulheres a bola deve medir 16,5cm de diâmetro e pesar cerca de 290g. Para as categorias de mais novos o tamanho e peso da bola também podem variar. Uniformes os homens devem usar calção e camiseta com numeral, as mulheres devem usar calção e top. Os jogadores devem jogar descalços, mas é permitido jogarem de meias ou com bandagens.

[pic 3]

  1. Regras

- Quanto a bola em jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (456.5 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com