TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Handebol de Areia~

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  4.725 Visualizações

Página 1 de 2

História do Handebol de Areia

O handebol de areia surgiu no ano de 1992 na Isola di Ponza em uma ilha que se situa no sul da Itália. Essa modalidade foi adaptada para as praias, diante de dois precursores que foram Gianni Buttarelli e Franco Schiano que eram muito conhecidos diante a população italiana que praticavam o handebol, essa adaptação se deu pelo fato dos poucos lugares que existiam quadras para a prática do esporte. Nesse mesmo ano ocorreram os primeiros torneios onde foi criado o (COHB) Comitê Organizador de Handebol de Areia, para isso um certo árbitro famoso conhecido como Giampiero foi denominado a criar as novas regras para essa renovada modalidade.

 Já no Brasil o handebol de areia teve sua popularização através da recreação, onde suas regras eram as mesmas do handebol de quadra. A COB, Comitê Olímpico Brasileiro no ano de 1995 trouxe a modalidade para o Festival Olímpico de Verão, que ocorre no Rio de Janeiro. Com isso teve a popularização da modalidade no Brasil.

Regras do Handebol de Areia

Quadra e Bola: As dimensões da quadra de handebol de areia deve ser de 12m x 27m, com 40 cm de profundidade. E a bola para o masculino com peso de 360g com 17,5 cm de diâmetro, feminino com peso de 290g com 16,5 cm de diâmetro.

Equipes: O jogo deve ser formado por oito jogadores de cada lado, para o início de uma partida deve conter no mínimo seis jogadores. Para prosseguir uma partida deve ter no mínimo quatro jogadores, se o número for menor a partida deve ser encerrada e o time oposto ganha. Seu número de substituições é ilimitado podendo ser somente substituída na linha lateral, e ao lado do mesário, e as substituições dos goleiros feitas na linha do gol.

Uniformes: No handebol de areia os calçados dos atletas são meias e bandagens, caso o atleta não queira o uso das mesmas ele pode suspender e jogar descalço. Os jogadores de linha no caso masculino devem usar camiseta sem mangas e shorts, e para o feminino top e shorts todos com numeração. Já os uniformes dos goleiros devem ser de cores diferentes dos jogadores de linha.

Goleiro: Quando o goleiro sair para jogar na linha, ele só pode sair da área de gol quando ele não estiver com a bola. Se o goleiro marcar um gol quando estiver jogando com o restante do time, a equipe ganha um ponto extra. Quando é marcado um gol o jogo da início de volta a partir do goleiro que lança a bola de sua área.

Gol: É validado um gol quando a bola ultrapassa a linha do gol, valendo um ponto. Porém vale dois pontos se o gol for marcado em jogada aérea ou o goleiro linha marque o gol. E se o goleiro fizer o gol sem sair de sua área ganha três pontos.

Tempo regulamentar: A duração de uma partida de handebol de areia é de três sets de 10 minutos cada.

REFERÊNCIAS

https://beachhand.wordpress.com/home/historia/

https://handebolminuto.wordpress.com/2014/04/22/conheca-algumas-regras-basicas-do-handebol-de-areia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com