TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS DA PRÓPRIA ALTURA EM IDOSOS

Por:   •  4/10/2019  •  Artigo  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 17

INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS DA PRÓPRIA ALTURA EM IDOSOS

Jose Carlos Bahir, Caique Vinicius dos Santos, Tatiana A. dos Santos, Marcio Rodrigues dos Santos

Resumo: Introdução: O aumento da expectativa de vida é um fenômeno mundial. De acordo com dados estatísticos da Organização das Nações Unidas em 1950 havia aproximadamente 200 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em todo o planeta. Em 1975 este número aumentou para 350 milhões. As projeções indicam que em 2025 será mais 1,1 bilhão de idosos (aumento de 224% desde 1975). De acordo com os dados do ministério da saúde (2006) em 2005 ocorreram 61.368 hospitalizações por queda de pessoas com 60 anos ou mais de idade, ambas os sexos, representando 2, 8% de todas as internações de idosos no país. Objetivo: Avaliar e analisar a influência do programa de exercícios para prevenção de quedas da própria altura em idosos. Metodologia: Foram avaliados 15 idosos, sendo 14 mulheres, todos com idade igual ou superior a 60 anos. Para a avaliação física foram utilizados os testes de: avaliação da função muscular pelo método de Daniels & Worthinghan,  tabua de Freeman  (equilíbrio), e biomecânica da marcha, após a avaliação o protocolo foi constituído por um programa de treinamento com regularidade de duas vezes por semana durante oito semanas em que os indivíduos realizavam exercícios para músculos alvos nos quais eram feitos treinamentos de força,  flexibilidade, equilíbrio e Reorganização Tônica e Fásica da Postura (R.T.F.P.). Ao final do programa foram refeitas avaliações. Após a não confirmação da normalidade dos dados, optou-se pelo teste de Wilcoxon para a comparação entre os resultados.  Conclusão: De acordo com os resultados encontrados, pode-se constatar que um programa de exercícios que consista em treinamento de força, flexibilidade e equilíbrio pode oferecer uma melhora para o caminhar, diminuindo assim o risco de quedas e graves lesões.

PALAVRAS CHAVE: Idosos, Terceira Idade, Exercícios, Quedas, Marcha.

ABSTRACT:

Introduction: The increase of life expectancy is a worldwide phenomenon. According to United Naion statistics, in 1950 there were approximately 200 million people aged 65 or more throughout the planet. In 1975 this number increased to 350 million. Projections indicate that in 2025 will be 1.1 billion elderly citizens (increase of 224% since 1975). According to Department of Health's data (2006) in 2005 there were 61,368 hospitalizations caused by falls of people aged 60 or older, man and woman, representing 2, 8% of all hospitalizations of elderly in the country. Objective: evaluate and analyze the influence of exercises' program to prevent falls in the elderly.  Methodology: A total of 15 elderly, including 14 women, all of them aged 60 years and over. For physical evaluation were used the following tests: evaluation of muscle's function by Daniels & Worthinghan method, Freeman's board (balance), and gait 9;s biomechanic, after evaluating the protocol was stablished by a regularly training program  twice a week for eight weeks, in which individuals performed exercises to target muscles training strength, flexibility, balance and tonic and phasic Reorganization of posture (RTFP). At the end of the program, evaluations were repeated. With no confirmation of the normality of the data, we had chosen for the Wilcoxon's test to compare the results. Conclusion: According to the found results, an exercise's program consisting of strength, flexibility and balance can give an improvement to walk, reducing the risk of falls and serious injury.

                                                                                                         
 KEYWORDS: Seniors, Elderly, Exercise, Falls, Gait          


INTRODUÇÃO                

Segundo SAFONS (2000) o aumento da expectativa de vida é um fenômeno mundial. De acordo com dados estatísticos da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950 havia aproximadamente 200 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em todo o planeta. Em 1975 este número aumentou para 350 milhões. As projeções indicam que em 2025 será mais 1,1 bilhão de idosos (aumento de 224% desde 1975).

PARAHYBA et al (2005) utilizam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ratifica que em 2020 estima-se que haja 25 milhões de idosos, entre esses 15 milhões será aproximadamente de mulheres.               RAMOS (2002) cita que apesar da divergência, o processo de envelhecimento é considerado um fenômeno natural, progressivo, não uniforme variando de indivíduo para indivíduo.

No sistema musculoesquelético as principais alterações que ocorrem, segundo SILVEIRA, et al (2011) com o envelhecimento são a diminuição da densidade óssea, da massa muscular e das unidades motoras. Já Lopes et al (2010) explica que a marcha da pessoa idosa fica comprometida pelo desequilíbrio corporal.

As alterações mais comuns na marcha do idoso são a diminuição do comprimento, da passada, da cadência e da velocidade da marcha, para FERREIRA et al (2011) a marcha correta é a melhor maneira de manter a independência do idoso REZENDE et al (2010).

Outro problema apontado por GUIMARÃES et al (2005, p.304) é a diminuição da flexibilidade que esta associada a ocorrência de quedas no idoso, havendo perda de mobilidade de quadril, joelhos, tornozelos e coluna vertebral, gerando variações no padrão da marcha e dificuldade no desempenho de tarefas cotidianas.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde (2006) em 2005, ocorreram 61.368 hospitalizações por queda de pessoas com 60 anos ou mais de idade, de ambos os sexos, representando 2,8% de todas as internações de idosos no país.

Este trabalho visa colaborar com programas de atividades física para idosos, ratificando a abrangência desta população, principalmente na região metropolitana da Baixada Santista.

OBJETIVO

Avaliar e analisar a influência do programa de exercícios físicos para prevenção de quedas da própria altura em idosos. 

METODOLOGIA

Inicialmente ocorreu, o contato direto com a coordenação dos grupos de idosos do Centro de Convivência e Vínculos da Prefeitura Municipal de São Vicente, situado no Clube Ilha Porchat de São Vicente, com intuito de explicar o objetivo do estudo, no qual se levantou uma pré-seleção para o ingresso desta pesquisa e, que tiveram como critérios de inclusão as seguintes características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (263 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com