TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média, Idade Grega e Idade Moderna

Por:   •  28/10/2018  •  Dissertação  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física

Fundamentos Histórico–filosófico da Educação Física

Professor Dr. Alfredo Feres Neto

Milena de Araújo Nunes 180128167

Quais foram o contexto e os significados das práticas corporais, bem como seus exemplos e dinâmicas, na Antiguidade Grega?

Grécia é o berço das olimpíadas, e isso faz com tenha um ambiente propicio para desenvolver modalidades esportivas. Valoriza a estética do corpo humano e força. Por ter um cenário de guerras, focavam no desempenho em lutas, corridas, levantamento de peso e claro, pela apreciação do corpo ideal, escultural como a dança.

Quais foram o contexto e os significados das práticas corporais, bem como seus exemplos e dinâmicas, na Idade Média?

Período marcado pela ascensão do cristianismo e disputas por domínio de terras, onde o poder era centrado aos mais ricos de capital e conhecimento tornando a mudança das classes baixas de ter algum benefício seja ele poder ou riqueza, quase escasso.  Também marcada pela queda do Império Romano onde Roma continha muitos soldados o que influenciou nas praticas esportivas voltadas para a força física. A alta sociedade se desviou um pouco disto, e criaram jogos e danças, porém, eram acessíveis apenas às altas classes. Podemos ver então que as práticas, por terem um cenário de dogmas estipulado pela igreja, são deixadas de lado e executadas em menor escala comparadas a Antiguidade Grega.

Quais foram o contexto e os significados das práticas corporais, bem como seus exemplos e dinâmicas, na Modernidade?

Na modernidade podem-se associar as questões políticas e sociais onde as práticas eram usadas como meio de manipulação e doutrinação, pregando o patriotismo e militarismo como na ginástica alemã. Temos também a ginástica sueca com a preocupação higienista, visando exterminar vícios e os preparando por possíveis guerras. Há também um direcionamento pra parte pedagógica e seu relacionamento com o esporte onde é o ponto de observação de Mauro Betti.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com