TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem Corporal e a Influencia da Mídia

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  2.442 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

EDUARDO DE SOUZA LONGARINI CRIVELARO

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.

IMAGEM CORPORAL E A INFLUENCIA DA MÍDIA – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP

2014

EDUARDO DE SOUZA LONGARINI CRIVELARO

IMAGEM CORPORAL E A INFLUENCIA DA MÍDIA – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada (APS) de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.


Orientador: Prof. Sérgio Henrique Braz.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

ALUNO: Eduardo de Souza Longarini Crivelaro

Matrícula: C299DG-8               Turma: 1º semestre                Turno: Noite

TEMA:

           Imagem Corporal e a influência da mídia – qual o papel do professor de educação física?

Objetivo do trabalho de APS:

          Relacionar o cotidiano com os conteúdos ministrados durante o semestre.

INTRODUÇÃO

A Manipulação

          O trabalho a seguir refere-se à influência da mídia sobre estética corporal das pessoas. A mídia esta cada dia mais presente, transformando e impondo novos padrões de beleza. Foi baseado no texto do Antropólogo Jocimar Daolio, professor da Universidade de Campinas – UNICAMP.

A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio.

A mídia por meios de comunicação impõe produtos de beleza, equipamentos de musculação, criam cremes, drogas e cirurgias plásticas que fazem o corpo se transformar no padrão desejado.

Com o tempo o ser humano mudou sua relação com o corpo, essa mudança é um verdadeiro culto ao corpo, uma obsessão pela forma e pela saúde. Os sentimentos morais, religiosos, familiares, éticos de outrora foram transformados em preocupação com a aparência, importando mais o parecer aos outros do que o ser. (DAOLIO, Jocimar, p 10, 2006).2

Hoje em dia existe essa velocidade que afeta nossas técnicas e formas corporais, muitas pessoas compram cremes antiidade, fazem plásticas com freqüência e abusam de exercícios físicos essas podem ser chamadas de pessoas que possuem obsessão ao exagero, como exemplo pela obsessão pode citar a pratica da criogenização, que é o congelamento do corpo após a sua morte, para que futuramente seja descoberta uma cura, que possa ressuscitá-la e ter uma vida eterna.

Essa busca da perfeição vai de regimes de pessoas não tão gordas, até novas patologias como a bulimia: é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar no consumo dos alimentos e posteriormente provocar vômitos ou ingerir laxantes para impedir o ganho de peso, vigorexia: é um transtorno obsessivo-compulsivo ligado ao exagero de exercícios físicos e nunca estar satisfeito com o seu corpo e a anorexia: é o medo intenso de ganho de peso, fazendo com que a pessoa abuse de dietas mesmo estando abaixo do peso normal, doenças inexistentes em outras épocas e que são reflexos dessa busca exagerada por um corpo perfeito. Todo esse exagero por produtos que a mídia impõe para supostamente a vida ser mais prazerosa e feliz.

As propagandas atualmente são direcionadas a um determinado padrão de beleza e saúde corporal, podemos observar que são sempre corpos perfeitos, jovens, loiras bonitas, brancas e muitas vezes semi-nuas sendo mais uma forma da mídia de alienar as pessoas.

O texto fala de uma “Bioidentidade” (COSTA, Jurandir Freire. 2004) que é o desejo por uma nova identidade saudável socialmente bem sucedida e feliz, esse movimento que tem levado ao consumo de bens de uma forma consumista. Como exemplo ao invés da pratica de exercícios físicos e saudáveis as pessoas buscam drogas que deixam os corpos perfeitos e vantajosos instantaneamente. “Tudo vale a pena se o prazer não é pequeno”. (COSTA, Jurandir Freire, p 176, 2004).1

Como o corpo ganhou um importante espaço na nossa sociedade, são os educadores físicos que lidam com essa busca da perfeição corporal. Hoje em dia as academias de ginásticas, personal treiner são muito visados, porem muitas vezes não com o intuito de melhorar a saúde, como eram as ginásticas francesas, alemãs e suecas de antigamente, mas com o objetivo de obter “Músculos perfeitos”.

No texto Imagem corporal: construção através da cultura do belo, foi realizado uma pesquisa de insatisfação corporal dividida por sexo e de acordo com ela não é só as mulheres que desenvolvem doenças ligadas à estética corporal, os homens também sofrem dessas doenças psicológicas e nunca estão satisfeitos com seus corpos apesar de passarem horas nas academias. Nessa pesquisa foi enfatizada a vergonha que as pessoas sentem dos seus corpos, onde buscam esteróides anabolizantes que muitas vezes são recomendados pelos próprios profissionais de Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com