TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

Por:   •  20/6/2020  •  Artigo  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

JHONATAN CARLOS DE ABREU

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

Ji-Paraná

2020


JHONATAN CARLOS DE ABREU[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

Projeto de pesquisa apresentado no Curso Graduação, em Educação Física Licenciatura, do Centro Universitário São

Lucas, como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física III, sob orientação do Prof. Anderson Leandro Maria.

Ji-Paraná

2020


Sumário

1.        DESENHO DA PESQUISA        4

2.        RESUMO        4

3.        INTRODUÇÃO        4

4.        OBJETIVOS        7

4.1        Objetivo Geral        7

4.2        Objetivos Específicos        7

5.        MATERIAIS E MÉTODOS        8

5.1        Critério de inclusão        9

5.2        Critério de exclusão        9

5.3    Desfecho Primário                                                                                            9

6.        CRONOGRAMA        10

7.        ORÇAMENTO        10

8.        REFERÊNCIAS        10


  1. DESENHO DA PESQUISA

A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem explicativa, que, para Veal (2011), transpõe os conceitos que apresenta uma informação. Ainda para Santos (2016), expõe as possíveis causas que explicam determinados acontecimentos. A mesma terá seguimento de natureza qualitativa, que, para Augusto et al (2013), trata-se da interpretação das informações obtidas, de forma que haja crédito de validação interna, confiança quanto ao desempenho de quem realiza a pesquisa e confirmação dos dados obtidos.

  1. RESUMO

A adolescência é um período de muitas mudanças e frustrações para o indivíduo, principalmente no que tange a sua imagem corporal. E um agravante são os estereótipos de corpos perfeitos que traz a mídia. Em contrapartida, a escola, como um dos principais ambientes de inserção, tem o poder de contribuir significativamente para a significação da construção corporal do aluno, principalmente nas aulas de Educação Física, onde o mesmo poderá expressar-se e interagir com os demais, na formação de sua identidade. Autores revelam que a Educação Física está diretamente ligada ao desempenho motor, cognitivo, assim como nos campos afetivo, social e cultural do indivíduo, de forma que o professor deve ser o primeiro a estimular esse processo. O objetivo desta pesquisa é despertar nos discentes do ambiente escolar a importância que os mesmos possuem na formação do indivíduo quanto a sua imagem corporal e mental, numa reflexão acerca do conteúdo midiático do tema, bem como as diversas intervenções que poderão realizar, principalmente nas aulas de Educação Física. A inquirição de dados foi desempenhada por meio da revisão de artigos e publicações atualizadas em páginas de web sites e banco de dados entre eles, Google Acadêmico, Scielo e Revistas Científicas. Foram empregues palavras chave: percepção corporal, formação de identidade, adolescente, conteúdo midiático, currículo escolar.

Palavras-chaves: Percepção corporal. Formação de identidade. Adolescente. Conteúdo midiático. Currículo escolar.

  1. INTRODUÇÃO

Para Freitas et al (2012), assim como para Salgado e Silva (2018) a imagem corporal é a criação do corpo, constituída na consciência do próprio indivíduo, por meio do contato que possui com o mundo e consigo mesmo. Retrata de forma profusa a forma física e o interior da estrutura corporal. Ainda para Salgado (2018) a perspicácia do movimento também proporciona a formação da imagem corporal, bem como a influência cultural e social.

Na cultura em que vivemos, pode se notar o peso do capitalismo e a influência de alguns valores que vem se tornando a base da sociedade e remodelando a construção e modo de vivência dos povos, valores dominantes como o individualismo, consumismo e a competição, tornando o ser humano cada vez mais narcisista e elevando o corpo ao formato de objeto, moeda de troca, mercadoria, aparência, gerador de lucro para o capital e passível as leis do mercado. Nesse ponto surge o questionamento de onde a escola se encaixa nesse contexto; inserida nesse meio e reconhecida como uma das bases para a evolução humana a escola sofre grande influência destes aspectos citados a cima. (NETO, Inácio Brandl; DE CAMPOS, Ivanir Glória, 2010).

Assaritti e Daólio (2011) afirmam que o processo de ensino-aprendizagem bem como a participação do aluno nas aulas só ocorre com eficácia quando a pessoa está bem consigo mesma, tendo boa autoestima e autoimagem. A Educação Física é uma das disciplinas mais importantes para o conhecimento do próprio ser, ele fornece a experiência de várias sensações e percepções de si mesmo, de objetos, ambientes e outros corpos participantes desse meio. As experiências vividas na Educação Física, de acordo com os autores, auxiliam na moldura da imagem corporal e no desenvolvimento do esquema corporal. Tavares (2003, p. 80) afirma que “O contato com nossas sensações corporais representa um eixo direcionador, um alicerce para o processo de construção da identidade corporal do indivíduo”.

Em uma sociedade com grande influência da mídia com a capacidade de ditar padrões de beleza e rotular corpos, a tendência é prejudicar emocionalmente e atrapalhar a construção subjetiva do sujeito e seu processo de evolução como aprendiz. Não que tudo que seja apresentado pelos veículos de informações seja de má qualidade, mas é um desafio e uma necessidade para os profissionais de Educação Física refletir sobre seus efeitos na construção da imagem corporal de adolescentes e jovens. (NETO, Inácio Brandl; DE CAMPOS, Ivanir Glória, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com