TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências educacionais

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

A) Froebel - Relacione o artigo enunciado ao tema apresentado pela visão de Froebel.

O conhecimento não é apenas formalmente ditado e repassado, este deve ser concebido diante de diversos aspectos: englobando os níveis históricos, sociais e culturais. O desenvolvimento da aprendizagem só é possível observando cada pessoa de maneira individual, respeitando seus valores pessoais, sociais e culturais, Froebel em sua concepção de educação visualiza esse modelo, priorizando a educação moral e religiosa. No socioconstrutivismo é priorizado as relações culturais no qual o individuo está inserido, buscando uma educação também moral, mas, além disso, as relações que o individuo apresenta com o meio, com a natureza e com tudo que os cercam. Para atender a esse pressuposto, a educação precisa ser construída, moldada, diante das diferentes fases do desenvolvimento humano, sendo primordiais para a formação do conhecimento os primeiros anos da infância até a sua adolescência. Froebel percebeu a formação da aprendizagem como sendo gradativa, sendo assim, segundo o autor a educação é contínua assim como as fases de crescimento.

E o papel do professor na construção do conhecimento? Para Froebel o educador é um orientador, um amigo transmissor de conhecimento, mas que o deixa livre para criar sua forma pessoal de pensar, o mesmo é enfatizado pelo socioconstrutivismo, no qual o educador é um mediador do conhecimento entre as interpretações pessoais do aluno culturalmente estabelecidos (Boiko & Zamberlan, 2001). O aluno deve ser estimulado a pensar de forma critica e social que é não bastando apenas compreender as suas interações sociais, mas também a relação que o faz com sua interação de caráter pessoal, com isso o aluno é instigado a planejar, formular questionamentos e criar suas próprias respostas, impulsionando-o ao desenvolvimento de suas estruturas psicológicas.

Vygotsky toma por referencia a forma como os indivíduos se situam um dos outros, a maneira de pensar, falar e agir diante das situações bem como as implicações que a linguagem atribui significado sobre o que o cercam. Além disso, a importância do papel social no desenvolvimento da criança é fortemente pensada por Vygotsky, sendo fundamental relacionar a teoria e a pratica dentro das diferentes comunidades que a educação está inserida, portanto, a formação do individuo é sempre um processo educativo mesmo de forma inconsciente, assim a escola não é a única via de acesso a educação mas se caracteriza como o campo do conhecimento formalizado (Boiko & Zamberlan, 2001).

Tanto para Froebel quanto para o modelo de educação socioconstrutivista, ao levar em consideração a educação contínua e o ambiente no qual a criança esta inserida, para a formação da aprendizagem é crucial considerar o conhecimento já adquirido pela criança e somente a partir dai ampliar seus conhecimentos, desafiando a construção de novos conhecimentos. Froebel menciona a necessidade de respeitar a criança em toda sua integridade, assim como Vygotsky menciona a “zona de desenvolvimento proximal” que respeita as limitações da criança, para o autor a busca do conhecimento também é realizada a partir de conhecimentos já adquiridos, ou seja, para ambos a aprendizagem é feita de maneira individual no qual cada aluno possui conhecimento pré-adquiridos, possui um conjunto de valores e uma historia sociocultural única com uma visão diferenciada uma das outras e, somente com a compreensão do aluno como um individuo único é possível iniciar o processo de aprendizagem. Respeitando o modelo de aprendizagem e a limitações individuais de cada individuo, Froebel menciona que a criança não pode ser iniciada em um novo assunto enquanto não estiver madura para ele, pois a mesma não conseguirá progredir com o conhecimento, o mesmo é enfatizado por Vygotsky, “ensinar uma criança aquilo que é incapaz de aprender é tão inútil como ensinar-lhe a fazer o que é capaz de realizar por si mesma” (Vygotsky, 1988, Apud Boiko & Zamberlan, 2001, p. 55).

Dessa maneira, Froebel assim como a visão socioconstrutivista busca estimular a criança para a formulação de suas ideias, invente e aperfeiçoe suas habilidades, e além disso, com tudo que foi apresentado, sendo o conhecimento construído, para os autores a educação se inicia no jardim de infância, com isso a atividade lúdica tem sido a maneira mais eficaz para alcançar esse modelo de formação da aprendizagem. Nesse contexto Froebel enfatizou o brinquedo e a atividade lúdica para a busca do conhecimento, através das brincadeiras as crianças se aproximam da realidade o que é fundamental para a construção da personalidade individual, as brincadeiras promovem nas crianças questões diárias, as mesmas são instigadas a criarem hipóteses, assimilam a realidade e, consequentemente, a cultura na qual estão inseridas.

“A brincadeira é, primordialmente, a forma pela qual a criança começa a aprender, com base na qual inicia a formação de seus processos de imaginação e criação, e se apropria das funções e dos valores sociais da cultura em que está inserida; é a sua primeira forma de humanização”. (Boiko & Zamberlan, 2001, p. 56)

Conclusivamente, Segundo Froebel e a visão socioconstrutivista, a brincadeira é fundamental para a função pedagógica, é de extremo enriquecimento psicológico pois proporciona a liberdade de criar e interagir, o educador tem a missão de guiar essa criança tornando o ensino mais eficaz e produtivo, sendo assim a educação deve ser espontânea e a criança desse ser estimulada a buscar novos conhecimentos.

B) Estabeleça as diferenças entre a educação positivista e a socialista.

Na educação socialista ela é fundamentada pelo marxismo, no qual relaciona o trabalho produtivo com a educação, para a educação socialista o individuo deve aprender a trabalhar tanto com a mente quanto com as mãos. O aluno deve passar por três formas de instrução: a intelectual; a educação física (conforme ministrada nas escolas de ginásticas) e; o treinamento tecnológico. Em suma, a ligação entre o ensino e trabalho, germe do ensino socialista, além disso o processo de ensino deve ser constituído pela compreensão do processo histórico, relacionando os conhecimentos sociais e os da natureza que o homem é capaz de dominar.

A educação socialista defende seus ideais dentro do âmbito politico, no qual a educação é para todos adquirido de forma espontânea, além disso, a criança até a adolescência é moldada para compreender o contexto social e a natureza que o cerca, sendo treinado para ser capaz de desenvolver uma coordenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com